CAMERA PINHOLE
Por: Valéria Soares • 23/5/2017 • Trabalho acadêmico • 399 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
A partir de uma abordagem que irá priorizar a prática docente, o presente projeto visa contextualizar o assunto da Biofísica da visão dentro de um plano de aula , por ser um instrumento que melhora a qualidade da aula do professor, além de ser um facilitador do seu trabalho.
Didática no ensino de Biofísica da Visão
Visando a criação de uma ferramenta de trabalho para o professor , o presente projeto busca a facilitação no ensino de Biofísica da visão, apresentando em forma de roteiro um plano de aula que o auxilie.
O projeto tem por objetivo, capacitar ao aluno a entender o conceito da biofísica da visão, envolvidos no mecanismo biológico, compreendendo a função da visão e o processo de distinção de imagens.
A unidade de ensino deverá desenvolvida com estudantes do 2° ano do Ensino Médio, em aulas laboratoriais envolvendo Biofísica da Visão.
Será aplicado o estudo da Óptica através da Biofísica apresentando modelos didáticos em multimídias (projetor e computador).
Será realizado experiência de baixo custo como uma câmera de orifício para a simulação e verificação da formação da imagem da retina.
O professor deverá exemplificar e comparar o olho humano a uma maquina fotográfica. Ressaltando que ambas possuem um sistema de lentes em uma área sensível a luz e que ambas formam a imagem invertida do objeto.
É uma câmara escura onde se tem um pequeno orifício ao lado da câmara. Sua imagens são registradas em material sensibilizado pela luz, a câmara de pinhole pode ser utilizada como recurso didático em diferentes áreas do conhecimento, facilitando
compreender o processo de formação da imagem no olho e a formação da imagem no papel
Passo a passo
1-cole o papel cartão dentro da lata para que não entre absolutamente luz nenhuma. Se estiver usando tinta, pinte todo seu interior. Não se esqueça de que a tampa também deve ficar preta!
2- Faça um furo na parte lateral da lata usando o prego. Com a lixa, tire as rebarbas de alumínio que ficaram.
3- Faça um pequeno quadrado com o alumínio da lata de refrigerante e cole do lado de fora da sua máquina fotográfica. Não se esqueça de fazer um furinho, bem pequenininho, no meio desse quadrado.
4- Cole o quadrado de alumínio na lata. Não se esqueça de alinhar os furos! Em seguida, do lado de fora, tampe o furo com a fita adesiva.
Coloque o papel fotográfico dentro da lata.
...