TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPITULO I: DRYWALL E O MEIO AMBIENTE

Por:   •  13/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.354 Palavras (14 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

RESUMO        4

INTRODUÇÃO        5

CAPITULO I: DRYWALL E O MEIO AMBIENTE        7

CAPITULO II: HISTÓRIA DO DRYWALL        9

CAPITULO III: INSTALAÇÃO DO DRYWALL        12

CAPITULO IV: TIPOS E CUSTOS DAS INSTALAÇÕES        13

CAPITULO V: VANTAGENS DO SISTEMA DRYWALL        15

CAPITULO VI: DESVANTAGENS DO SISTEMA DRYWALL        16

CONCLUSÃO        17

REFERÊNCIAS        18


RESUMO

Com um mercado cada vez mais competitivo, as construtoras brasileiras estão constantemente buscando soluções que visam agilizar a produção para aumentar a produtividade e diminuir os custos e desperdícios nas obras. Um dos pontos que vem ganhando destaque nos últimos anos são os materiais alternativos para divisórias internas. Por muitos anos, a vedação de Drywall, no Brasil começou a ganhar um espaço mais significativo no mercado na última década. O sistema construtivo de vedação de paredes internas em drywall, evidencia cada dia mais o mercado da construção civil, tornando o ramo imobiliário mais competitivo e exigente. Em questão de custo de material, mão de obra e tempo de produção, o drywall é o método mais econômico, mas, apesar disso, percebe-se vantagens e desvantagens do método, cabendo assim, ao construtor e ao cliente avaliarem as diferenças e fazerem a opção que melhor atenda ao empreendimento. A metodologia aplicada a este trabalho foi realizada através de pesquisas bibliográficas, visitas técnicas, viabilizando diretrizes ao entendimento do quanto o gesso acartonado é relevante na construção civil.

Palavras-Chave: Drywall. Construção civil. Vedação.

INTRODUÇÃO

A construção civil tem um papel de destaque no cenário econômico nacional. Tal importância gera uma constante busca por novas tecnologias e materiais para um melhor aproveitamento dos recursos aportados. As novas tecnologias tendem por ter um cuidado especial com a economia de material, mão de obra especializada (gerando menor desperdício e maior qualidade) e tentando dar um caráter sustentável às atividades exercidas no canteiro de obras. A construção vem sofrendo diversas mudanças, desde o início dos anos 90, mudando seus métodos até os seus materiais e ferramentas. Isso acontece, porque é necessário melhorar, para atender as necessidades, da geração tecnológica existente. Onde o tempo vale muito, e por isso todos os dias novos avanços são idealizados, para acelerar as construções, sem perca de sua qualidade.  

O Brasil é um país que passa por esses avanços, em suas obras. Este resultado é gerado devido ao crescimento do país, e a melhoria financeira da população. Isso trouxe a responsabilidade, em adequar seus métodos na execução nas obras.

O sistema é composto por placas de gesso acartonado, fixadas em estruturas de aço. Seu trunfo está na possibilidade de criar centenas de formas, com emprego de painéis simples ou duplos, de variadas espessuras. Enchimentos de lã mineral incrementam os isolamentos acústico e térmico. Um profissional indicará a melhor saída para cada caso.

Exerce também diversas funções, como: Parede, acabamento, isolamento térmico e acústico, entre outras. Além disso, sua colocação nas obras não gera muita sujeira, e utilizam-se poucas ferramentas de simples manuseio.  Essas facilidades e qualidades fazem com que aumente cada dia mais a sua utilização nas construções.

OBJETIVOS

Objetivo Geral 

O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar o método construtivo de vedações verticais em drywall, a fim de verificar as vantagens, desvantagens e os custos dos sistemas, garantia de atendimento dos prazos de execução e incremento na qualidade dos edifícios produzidos.

Objetivo Específico

  • Conhecer o método de vedações verticais de drywall;
  • Conhecer a história e definição do sistema Drywall;
  • Analisar os custos de materiais e mão de obra do método;
  • Demonstrativo das vantagens e desvantagens do sistema construtivo.

JUSTIFICATIVA

Conforme o grande crescimento da construção civil, faz-se necessário a implantação de métodos construtivos mais eficazes, econômico e produtivos. A utilização do drywall em vedação interna apresenta várias vantagens em relação ao processo convencional. Diante destas vantagens, será realizado estudo sobre a metodologia construtiva de aplicação do drywall em sistema construtivo de parede divisória interna.

CAPITULO I: DRYWALL E O MEIO AMBIENTE

O termo “Drywall”, que em português significa “parede seca”, define bem o principal diferencial do método. Opostamente à tradicional vedação de alvenaria, o drywall é um sistema de vedação vertical utilizado em ambientes internos que não faz uso de água ou compostos com água no processo executivo. É uma forma de montagem na qual chapas de gesso acartonado são fixadas em perfis leves de aço galvanizado. (PLACO, 2014)

Um aspecto importante da vedação de Drywall é que as instalações hidráulicas e elétricas devem ser executadas simultaneamente à instalação das placas de gesso. Dessa forma, a equipe de instalação deve estar em sincronia com a equipe de montagem de Drywall para que o processo funcione de forma otimizada e se evite atrasos e retrabalhos.

A tecnologia drywall, causa baixíssimo impacto no meio ambiente, em comparação com os sistemas construtivos tradicionais, principalmente a alvenaria. Em primeiro lugar, gera uma quantidade de entulho muito menor, de cerca de 5% de seu peso (contra 30% da alvenaria convencional), o que facilita sua coleta e seu transporte. Além disso, seus resíduos, notadamente os restos de chapas e de perfis estruturais de aço, podem ser totalmente reciclados.

Os restos de perfis de aço galvanizado já têm soluções de reciclagem consagradas no mercado, a exemplo do que ocorre com a maioria dos metais, que podem ser facilmente reaproveitados pela indústria metalúrgica. Por outro lado, no caso específico das chapas para drywall, que são produzidas à base de gesso, testes efetuados em indústrias de cimento comprovaram que são 100% aproveitáveis no processo de produção do cimento, pois este requer uma certa quantidade de gesso, que, quando originário das chapas para drywall, apresenta um grau de pureza superior ao de outros componentes desse material utilizados no mercado, em razão do apuro tecnológico que cerca sua produção industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (356.5 Kb)   docx (192.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com