CLASSIFICAÇÃO DE PEÇAS ESTRUTURAIS DE MADEIRA
Por: jhonathanl • 2/4/2019 • Trabalho acadêmico • 693 Palavras (3 Páginas) • 202 Visualizações
CLASSIFICAÇÃO DE PEÇAS ESTRUTURIAS DE MADEIRA
A resistência das peças de madeira varia com as espécies vegetais e, dentro da mesma espécie, varia de uma arvore para outra ou , ainda, conforme e posição da amostra no tronco. Além de tais variações, tem os defeitos de texturas que tem enorme influência na resistência das peças estruturais, os nós tem efeito predominante na redução de resistência à tração, reduzindo também em menor escala as resistência à compressão e ao cisalhamento. Defeitos decorrentes de secagem e decomposição também reduzem a resistência de peças de estruturais.
Para viabilizar a utilização da madeira em sistemas estruturais é necessário classificar as peças em categorias de acordo com a incidência de defeitos e a redução de resistência em relação a amostras sem defeitos. Sendo que a metodologia de classificação varia de país para país. Temos a classificação inspeção visual e classificação mecânica.
A classificação por inspeção visual
É o processo tradicional mais utilizado. Tem a vantagem de ser um sistema econômico, que não depende de equipamentos. Por outro lado, pode ser subjetivo e ineficaz (por não acessar a estrutura interna de madeira, nós internos). É feito por técnicos habilitados que detectam visualmente a incidência de defeitos de cada peça. Os aspectos mais importantes a serem observados são:
- Presença de fendas;
- Presenças de fibras reservas;
- Presença de manchas;
- Presença de nós (tamanho, número e localização em relação as bardas);
- Porcentagem de madeira de verão na seção transversal (relacionada ao peso específico);
- Abaulamento e arqueadura.
As peças estruturais de madeira são em geral classificadas em três categorias:
- Primeira categoria . – Madeira de qualidade excepcional, sem nós, retilínea, quase isenta de defeitos.
- Segunda categoria. – Madeira de qualidade estrutural corrente, com pequena incidência de nós firmes e outros defeitos.
- Terceira categoria – Madeira de qualidade estrutural inferior, com nós em ambas as faces,
Sendo que o número de categorias e suas limitações para cada característica observada são fornecido pelas normas nacionais. Para cada categoria é indicado um fator de redução da resistência a peça sem defeitos a ser aplicado no projeto.
Percentual de redução de resistência em vigas de madeiras serradas segundo a ASTM D245, em função da dimensão dos nós para dois valores de altura e largura da peça | |
Dimensão da peça (mm)
178 – face estreita 178 – face larga 254 – face estreita 254 – face larga | Dimensão do nó (mm) 25 - 51 - 76 - 102 - 121 86 - 71 - 56 - - 87 - 74 - 61 - 47 - 33 88 - 75 - 63 - 50 - 91 - 81 - 81 - 62 - 55 |
...