CONCILIAÇÃO DE FLUXO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS NA AVENIDA BOM PASTOR EM CAMPO GRANDE, MS
Por: Bruna Migliorini • 25/9/2018 • Projeto de pesquisa • 1.128 Palavras (5 Páginas) • 233 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
BRUNA MIGLIORINI MELO SILVA
CONCILIAÇÃO DE FLUXO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS NA AVENIDA BOM PASTOR EM CAMPO GRANDE, MS
CAMPO GRANDE – MS
JUNHO/2017
BRUNA MIGLIORINI MELO SILVA
CONCILIAÇÃO DE FLUXO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS NA AVENIDA BOM PASTOR EM CAMPO GRANDE, MS
Projeto de Pesquisa apresentado na Disciplina de Metodologia e Redação Científica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como parte dos requisitos para a avaliação final semestral sob a supervisão da Profa. Ma. Arq. Urb. Victoria Mauricio Delvizio.
CAMPO GRANDE – MS
JUNHO/2017
SUMÁRIO
Resumo ..............................................................................................................4
1. Introdução ......................................................................................................5
2. Justificativa ....................................................................................................6
3. Objetivos ........................................................................................................7
3.1. Geral ....................................................................................................7
3.2. Específicos .........................................................................................7
4. Revisão de Literatura ....................................................................................8
5. Material e Métodos .........................................................................................9
6. Cronograma .................................................................................................10
Referências Bibliográficas .............................................................................11
Resumo
Com o crescimento da cidade de Campo Grande, as ruas e avenidas tiveram que se adaptar para suprir o aumento do fluxo de pessoas. Com isso, surgiram problemas de mobilidade e permanência de cidadãos em locais residenciais e de lazer. A Avenida Bom Pastor é um exemplo disso. Ela passou de via de ligação entre bairro e centro para Corredor Gastronômico do Bairro Vilas Boas, mostrando problemas de movimentação de pessoas em seu percurso por conta disso. O objetivo desse trabalho é encontrar soluções arquitetônicas e urbanísticas que conciliem o fluxo e a permanência de pessoas na avenida, para que melhore a qualidade de vida de quem mora e frequenta o bairro. Para tal, serão feitas entrevistas com a população local em datas e horários diferentes. Dessa maneira, visa-se entender os problemas da região para poder soluciona-los arquitetonicamente. Pretende-se encontrar essas soluções em pesquisas de literatura que condizem com os agravantes do bairro.
Palavras-chave: Fluxo, permanência, soluções, arquitetura e urbanismo, Av. Bom Pastor.
1. Introdução
A cidade de Campo Grande tem crescido muito nos últimos anos e a situação das ruas e avenidas da cidade refletem esse crescimento. O aumento no trânsito de pessoas é inevitável e com isso vem muitos agravantes. Um deles, sendo o principal objeto de muitos estudos, é a perda da qualidade de vida no ambiente.
A Avenida Bom Pastor, antes apenas uma via de passagem entre centro-bairro, tem se tornado muito importante desde que seu entorno desenvolveu com a cidade. Vários estabelecimentos gastronômicos abriram as portas no decorrer da avenida, aumentando o fluxo no trânsito, tanto de automóveis quanto de pedestres. A avenida cresceu tanto que, em 2014, foi considerada pela prefeitura de Campo Grande como Corredor Gastronômico Turístico e Cultural do Bairro Vilas Boas (lei nº 5.414 de 08 de dezembro de 2014).
Com o aumento do número de pessoas circulando pela avenida, o sistema urbano implantado no bairro já não consegue mais ser tão eficiente. Por isso, esse trabalho visa encontrar soluções arquitetônicas que consigam sanar o problema entre fluxo e permanência de pessoas na Avenida Bom Pastor.
2. Justificativa
A proposta desse projeto é encontrar alternativas arquitetônicas para conciliar o fluxo e a permanência de pessoas na Avenida Bom Pastor, já que esta está se tornando um ponto gastronômico de grande importância para a cidade de Campo Grande. Pretende-se modificar a urbanística do local para que haja um aumento da qualidade de vida, tanto para moradores quanto para passantes, fazendo, por exemplo, um calçadão ou modificando a avenida para mão única.
3. Objetivos
Por ter se tornado um ponto muito importante na cidade de Campo Grande, o trânsito de pessoas tem aumentado muito na Avenida Bom Pastor, causando problemas no seu fluxo. Por isso, este trabalho tem como objetivo conciliar a passagem e a permanência de pessoas na Avenida Bom Pastor, utilizando de técnicas arquitetônicas e urbanísticas como solução.
3.1. Geral
Compreender estratégias arquitetônicas para conciliar fluxo e permanência de pessoas na Av. Bom Pastor.
3.2. Específicos
- Identificar problemas de fluxo na Av. Bom Pastor;
- Estudar o trânsito local pela perspectiva dos moradores e frequentadores;
- Propor soluções arquitetônicas para os problemas identificados.
4. Revisão de Literatura
Com o desenvolvimento da cidade de Campo Grande, muitas ruas e avenidas passaram a ficar superlotadas por conta de sua característica urbana, que limita a conciliação de fluxo e permanência de pessoas. Assim como disse Wassall (2008), a “relação entre espaços de uso coletivo, sejam estes de propriedade pública ou privada – e pela infraestrutura, que confere aos cidadãos acessibilidade e condição de uso dos equipamentos, torna-se fator secundário e extremamente prejudicado”.
Segundo Villaça (2001) a “estruturação do espaço regional é dominada pelo deslocamento das informações, da energia, do capital constante e das mercadorias em geral – eventualmente até da mercadoria força de trabalho”. Sendo assim, a mobilidade urbana torna-se um fator de extrema importância, principalmente quando o tempo de deslocamento passa a ser muito maior que a distância percorrida.
...