CONFORTO AMBIENTAL III: ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES
Por: Hingryd Cavalcanti • 8/6/2020 • Trabalho acadêmico • 1.379 Palavras (6 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1] |
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
AYLANNA ROCHA JANUARIO DE FARIAS
ELÍRIA ROCHA DE MORAIS
HINGRYD RAPHAELLY MARTINS CAVALCANTI
VINICIUS DE OLIVEIRA TRINDADE
CONFORTO AMBIENTAL III: ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES
NATAL / RN
2020.1
AYLANNA ROCHA JANUARIO DE FARIAS
ELÍRIA ROCHA DE MORAIS
HINGRYD RAPHAELLY MARTINS CAVALCANTI
VINICIUS DE OLIVEIRA TRINDADE
CONFORTO AMBIENTAL III: ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES
Trabalho apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro Universitário Facex, como requisito parcial à obtenção da nota da disciplina de Conforto Ambiental III: Acústica Nas Edificações.
Natal / RN
2020.1
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 - Planta Baixa Residência Unifamiliar 7
Figura 2 - Quarto 02 da Residência Unifamiliar 8
Figura 3 - Carta Solar Residência Unifamiliar 8
Figura 4 - Sistemas construtivos analisados 9
Figura 5 - Sistemas construtivos analisados 10
Figura 01 – Título da figura. 12
LISTA DE TABELAS
Tabela 01 – Valores mínimos da diferença padronizada de nível ponderada, D2m,nT,w, da vedação externa de dormitório. 10
Tabela 01 – Identificação do tipo de dado da tabela. 12
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 CARACTERIZAÇÂO DO AMBIENTE 7
2 avaliação do desempenho acústico 9
2.1 Considerações sobre a área de foco do estágio 11
2.2 Relato sobre o desenvolvimento do estágio 11
2.3 Outras atividades desenvolvidas 11
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
APÊNDICES 16
ANEXOS 17
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo analisar o isolamento acústico de um dormitório de uma edificação unifamiliar tipo térrea de uma habitação social, em relação às exigências legais quanto às especificidades de conforto acústico preconizadas pela norma de Desempenho ABNT-NBR 15575 (2013).
Para tal resultado será necessário a especificação dos materiais construtivos em relação às paredes, janelas e teto do ambiente escolhido, sendo avaliado também o entorno da edificação, onde a mesma será edificada em um condomínio destinado a habitações sociais, sendo seus limites as ruas: Rua Prímulas à Noroeste; muro da torre da TIM (linha paralela à Rua Construtor Severino Bezerra) à Nordeste; Av. Gov. Antonio de Melo e Souza à Sudoeste considerada pelo Código de Obras (2004) como via Coletora considerando o nível sonoro de 60 dB.; Rua Alto da Floresta e Rua Francisco Celestino de Medeiros à Sudeste e as demais como, via Locais.
O dormitório escolhido para estudo do isolamento acústico está inserido no projeto da edificação tipo térreo, e a mesma está localizada nas ruas projetadas do conjunto habitacional, onde essas ruas se caracterizam, como Vias Locais, considerando o nível sonoro de 50 dB.
Para a realização dessa análise foi feito um cálculo de isolamento acústico no programa Excel, onde foi necessário definir quais matérias serão utilizados para as vedações externas (paredes), janelas, e teto, como relatado acima.
Esse estudo se torna necessário para proporcionar um conforto acústico aos futuros moradores, sem que sofram com os ruídos de fundo provocados pelas vias e seu entorno.
CARACTERIZAÇÂO Do Ambiente
O ambiente onde será realizado o estudo de desempenho acústico, foi projetado para ser um dormitório de uma casa unifamiliar para uma habitação social. A edificação foi projetada para atender as necessidades dos futuros moradores. O terreno possui uma área de 80 m², de um pavimento, do tipo térreo e não geminada, onde são existentes dois quartos, uma cozinha, uma sala de estar e jantar, um banheiro social, uma área de serviço e um terraço, como mostra a figura 1.
Figura 1 - Planta Baixa Residência Unifamiliar.
[pic 2][pic 3]
Fonte: Acervo disponibilizado pela Profa. Msc. Marcela.
O cômodo onde será realizado o estudo, o quarto 02, conta com uma área de 8,40 m², como mostra a figura 2.
Figura 2 - Quarto 02 da Residência Unifamiliar.
[pic 4][pic 5]
Fonte: Acervo disponibilizado pela Profa. Msc. Marcela.
A edificação está localizada em uma via local, denominada Rua Projetada 05 do conjunto habitacional, devendo se considerar para este entorno um nível máximo sonoro de 50 dB (conforme AÍ VC CITA ONDE ESTÁ ISSO NBR, ANEXOTAL, POR EXEMPLO) . A carta solar explicitada na figura 3, mostra que a fachada frontal da edificação se encontra voltada para o Leste, onde receberá a incidência do sol da manhã. como se diz popularmente, "do lado da sombra", A cozinha está voltada para o Norte, favorecendo a ensolacão no local e os quartos estão voltados para o Sul favorecendo a predominância dos ventos nos ambientes.
...