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Conceito Sebastiano Sérlio

Por:   •  25/9/2024  •  Relatório de pesquisa  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  38 Visualizações

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  1. Sebastiano Sérlio nasceu em Bolonha no dia 6 de setembro de 1475.Foi arquiteto maneirista do Renascimento e dos grandes teóricos tratadistas do período. Sérlio escreveu a obra os Sete Livros da Arquitetura, que serviu como referência para arquitetos de vários países no século seguintes e ajudou a consolidar a ordem arquitetônica.

  1. Sérlio passa a criar seus modelos de fachadas baseado em sua visão clássica.A única obra que sobreviveu até os dias de hoje foi o château de Anci-le-Franc, construído sobre 1546, perto de Tonére, na Morgunha.A maior contribuição de Sérlio foi seu tratado prático sobre arquitetura, publicado em sete volumes.

3 O tratado exerceu influência decisiva sobre a evolução da arquitetura veneziana, especialmente o Livro VI, pois é ele que define a primeira tipologia da arquitetura doméstica ocidental. Composto por diversas ilustrações acompanhadas de texto, o sexto volume trata de casas e vilas para todos as camadas sociais, desde as classes inferiores até os palácios reais, abordando amplamente a arquitetura residencial da época.

Nele, duas séries independentes são abordas: a primeira relacionada a habitações rurais e, a segunda, a urbanas. Ambas as séries usam o mesmo modelo social como base, onde um tipo de construção adequado é atribuído a cada classe. De certa maneira acabava formando uma espécie de catálogo consultivo de uma tipologia arquitetônica normalmente construída sem a presença de um arquiteto.

Deste modo, Sebastiano Serlio é capaz de prever uma nova clientela (especialmente burguesa) que se forma em meio ao renascimento, popularizando assim a profissão do arquiteto.

4 Apesar de não ter sido o primeiro tratado arquitetônico escrito no Renascimento, Albertí, havia escrito tratado décadas antes, o livro de Sérlio foi pioneiro no uso de ilustrações de alta qualidade para complementar o texto e ilustrar suas teorias.

Enquanto Albertí escreveu em latim, Sérlio escreveu em italiano, o que tornava o tratado mais acessível, já que quase ninguém mais falava em latim. Além disso, Sérlio, assim como o Vignola, já contou com o advento da imprensa. Seu tratado atendia explicitamente as necessidades de arquitetos, construtores e artesãos que não sabiam latim, mas escreviam e falavam italiano. Por isso, o tratado de Sérlio foi o primeiro a ganhar reconhecimento internacional em países como França, Holanda e Inglaterra, e ficou conhecido como o guia prático para arquitetos.

O primeiro de todos os sete volumes foi publicado por volta de 1537 e o autor viu apenas os primeiros cinco serem publicados. Os volumes seis e sete foram publicados só no século XX. Sérlio morreu por volta de 1554.

5 PRINCIPAIS OBRAS:

Château d'Ancy-le-Franc

O Château d'Ancy-le-Franc é um surpreendente palácio renascentista nas terras dos duques da Borgonha. A maior coleção de pinturas murais renascentistas faz de Ancy-le-Franc o rival direto de Fontainebleau. É uma criação italiana na qual o arquiteto também conseguiu aplicar a tradição francesa e para a qual se adaptou ao gosto do patrocinador, Antoine III de Clermont.

6 O castelo, construído de acordo com um plano de construção centrado e quadrangular, é uma grande construção quadrada. Quatro alas iguais são flanqueadas por quatro pavilhões quadrados. É uma construção elegante, sóbria e harmoniosa, em torno de um magnífico pátio. A simetria dos espaços, a harmonia das fachadas, o uso de quadrados, a coerência e rigidez do todo testemunham a genialidade de Sérlio.

O pátio interno é um dos mais elegantes da França. É composto por duas arcadas, com arcos, nichos e colunas nervuradas em fileiras regulares. As quatro paredes que se erguem ao seu redor são todas realçadas com ornamentações e elementos ricamente esculpidos. Sérlio trouxe para o Castelo d'Ancy-le-Franc a influência da arquitetura renascentista italiana, caracterizada por simetria, cúpulas e colunas. A presença desses elementos reflete a admiração de Serlio pela arquitetura clássica italiana.

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