Crítica artigo Valor e responsabilidade do engenheiro e arquiteto
Por: bmiguel • 12/4/2015 • Trabalho acadêmico • 272 Palavras (2 Páginas) • 478 Visualizações
http://www.eniopadilha.com.br/artigo/333/valor-e-responsabilidade-do-brengenheiro-e-do-arquiteto
VALOR E RESPONSABILIDADE DO ENGENHEIRO E DO ARQUITETO
- Somos responsáveis pelo nosso produto, pelo o que pensamos, analisamos, planejamos e executamos. Mas também somos responsáveis por aquilo que permitimos que seja feito.
- Nossas obrigações e objetivos dentro da construção civil é, em primeiro lugar, melhorar a qualidade de vida e bem estar das pessoas, independente do seu poder aquisitivo ou entendimento sobre o assunto, para auxiliar isso podemos, junto com as comunidades dar instruções, alertas e conselhos, para que todos saibam da importância de nossas profissões, sejam elas quais forem.
- Elaborar projetos que não prejudiquem o meio à nossa volta, que respeitem a natureza, não cause degradação ou exploração excessiva do meio ambiente. Assim como tirar o máximo de proveito possível de materiais, técnicas e espaços, desenvolvendo lugares eficientes e de preferência auto sustentáveis.
- Dentro das nossas profissões devemos respeitar aa questões éticas, sem denegrir qualquer pessoa e com isso prejudica-la.
- Devemos priorizar o bem da sociedade e do meio ambiente.
- Temos em nossas mãos o poder de intervir nos lugares. Com um conceito e olhar mais técnicos, conseguimos olhar um determinado local, analisarmos, diagnostica-lo e assim propor soluções que melhorem e facilitem a vida de seres vivos, até por que dedicamos tempo para estudar o que se deve fazer, como e por que.
- Nossa responsabilidade é executar os projetos da melhor forma possível, sendo assim compartilhar conhecimentos entre outros profissionais que são extremamente necessários para um bom desenvolvimento de um projeto, e não partir para um lado emocional/cultural, onde temos rixas/preconceitos entre diferentes tipos de profissionais, onde, na verdade, cada um oferece uma parte complementar e essencial de um todo.
...