DISSERTAÇÃO SOBRE O ARTIGO: “ARQUITETURA É ARTE?”
Por: lunabira • 20/10/2020 • Resenha • 479 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
ARQUITETURA E URBANISMO
TEORIA E HISTÓRIA V DOCENTE: JAQUELINE PEDONE
DISCENTE: BRUNA LIRA 2020/04
DISSERTAÇÃO SOBRE O ARTIGO: “ARQUITETURA É ARTE?”
O autor aponta o avanço da arquitetura nos últimos anos, como negativo se comparado às demais tecnologias, tais como programas de televisão, sites e publicações. Embora tenha tanta visibilidade quanto.
Segundo Mahfuz, esse quadro negativo de avanços que a arquitetura encontra-se, deve-se ao equívoco quando entende-se a arquitetura como “arte”, gerando uma percepção errada de criatividade e uma busca interminável por algo inovador. Entretanto, nos dicionários ou na internet, não é encontrada definição classificando arquitetura como arte visual.
A arquitetura, é diferente das demais artes por conta de suas limitações. A responsabilidade conferida à arquitetura limita soluções projetuais adotadas pelos arquitetos.
O aspecto artístico da arquitetura, não é igual a liberdade das artes visuais de fazer qualquer coisa. Para a maioria, o conceito de criatividade está relacionado com o “imprevisto”, “insólito” ou “surpreendente”. O desenlace desse conceito deturpado pode ser observado na arquitetura de cidades como Dubai ou Abu-Dhabi, onde é difícil fazer a distinção entre tecido urbano e monumentos.
Dubai: Abu-Dhabi:
[pic 1] [pic 2]
https://br.pinterest.com/icaroleosilva/arquitetura-de-dubai/ https://www.archdaily.com.br/br/tag/abu-dhabi
No mundo todo, edifícios são feitos e sociedades se consolidam sem arquitetura. Esses projetos cumprem somente com duas das três condições básicas mencionadas por Vitruvius: utilitas e firmitas (função e estabilidade). Entretanto, sem a venustas (terceira condição vitruviana), nenhuma edificação chega é arquitetura.
A função básica do arquiteto é enxergar além de um simples aglomerado de partes, dando “sentido à forma”, vendo relações onde os demais enxergam apenas peças. Talvez seja exatamente essa a “arte” da arquitetura. O olhar para resolver organizações espaciais, relações contextuais, agregando a técnica construtiva ao mesmo tempo em que a estética visual transcende. A arquitetura é mais arte quando atinge soluções que não sacrificam as condições principais de qualquer projeto: programa, lugar e construção.
Consequentemente, a arte contida na arquitetura não se relaciona com os aspectos esculturais, apesar de tantos projetos com características indefinidas existentes.
...