DO MOVIMENTO MODERNO AO TEAM 10: Relação com Alisson e Peter Smithson
Por: bertamorais • 31/8/2017 • Trabalho acadêmico • 2.721 Palavras (11 Páginas) • 472 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Artes e Arquitetura
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Aluna: Berta Morais
DO MOVIMENTO MODERNO AO TEAM 10:
Relação com Alisson e Peter Smithson
Goiânia - GO
Data de entrega do trabalho: 18/05/2017
[pic 1]
Aluna: Berta Morais
DO MOVIMENTO MODERNO AO TEAM 10:
Relação com Alisson e Peter Smithson
[pic 2]
Orientadora: Prof. Vânia
Goiânia - GO
2017
ÍNDICE DE ILUSTRAÇÃO
Figura 1 - foto tirada na primeira reunião dos CIAM em La Sarraz 7
Figura 2 - Alisson e Peter Smithson 9
Figura 3 - Robin Hood Gardens - Alisson e Peter Smithson 10
Figura 4 - Planta de implantação e corte - Robin Hood Gardens 11
SUMÁRIO
Objetivo ............................................................................................................................... 5
1 - Movimento Moderno ..................................................................................................... 6
2 – CIAMS ............................................................................................................................. 7
3 - TEAM 10 .......................................................................................................................... 8
4 - Peter e Alisson Smithson (Casal Smithson) …………………………………………………………….…… 9
5 - Robin Hood Gardens …………………………………………………………………………………………………. 10
5.1 - Informações sobre a edificação ........................................................................ 10
5.2 - O edifício em seu tempo ................................................................................... 11
Considerações Finais .......................................................................................................... 13
Referências ......................................................................................................................... 14
OBJETIVO
O objetivo desse trabalho é mostrar as propostas do Team 10, relacionando com o Movimento moderno, os CIAMs e exemplificando com arquitetos que representam esse tempo, no caso foi escolhido o casal Alisson e Peter Smithson, relacionando o modo de pensar da época com sua primeira obra construída, o Robin Hood Garden.
1 - Movimento Moderno
O movimento moderno iniciou a partir das mudanças ocorridas em função do movimento Arts and Crafts, que ocorreu principalmente na Inglaterra. Teve como principal função a retomada das artes e ofícios feitos artesanalmente e foi totalmente contrário á industrialização.
Com o término da Primeira Guerra Mundial e o desenvolvimento da indústria, principalmente na Alemanha, foi questionado a industrialização, fazendo a sociedade reformular os valores e levar os artistas em busca de novas técnicas e teorias a serem experimentadas, tanto na arquitetura, como em todas as artes.
Nesse período surgiram várias vanguardas artísticas, tendo como base a mudança no comportamento da sociedade e na forma de produzir a arte em suas vertentes, enxergando o mundo de outra forma. Dentre todas as vanguardas artísticas, a que mais influenciou o Movimento Moderno foi o Cubismo.
Na arquitetura, foram incorporados os princípios básicos desse movimento, como a geometrização das formas e a abstração, rompendo com a ornamentação e procurando valor estético ao conjunto, valorizando todas as fachadas.
Como referência temos Peter Behrens, que foi um dos primeiros arquitetos que utilizou estes princípios, Mies Van Der Rohe, que defende a teoria de "menos é mais" em suas obras, Frank Lloyd Wright, pertencendo a este período, mas tendo uma concepção estética mais historicista em seus projetos e Le Corbusier, em destaque, introduzindo seus princípios da arquitetura no Movimento Moderno.
Em suas obras, Le Corbusier introduziu pilotis, suspendeu o edifício, transformou a cobertura em teto-terraço, utilizou grandes aberturas nas fachadas (destacando a horizontalidade e a entrada de luz natural) e lançou na arquitetura o "passeio arquitetônico", o fato de percorrer e admirar toda a obra.
Esses princípios foram adotados em quase todas vertentes modernistas. No urbanismo é possível observar a utilização e referência feita em Brasília, com blocos de apartamentos sobre pilotis, grandes aberturas nas fachadas, grandes circulações e outras referências.
Os princípios que surgiram neste período e a ideia de produzir uma arquitetura e um urbanismo racional e funcional geraram diversos encontros, os CIAMs.
2 - CIAMS
A consolidação de uma hegemonia para a Arquitetura e Urbanismo moderna é uma forte característica entre as 10 edições dos CIAM. Essa hegemonia interna legitimou-se na disputa entre o grupo francês e o alemão pela liderança. Os temas levantados como principais foram a habitação social e a cidade funcional.
A centralização da gestão interna dos congressos era composta por um comitê, contendo os arquitetos Walter Gropius, Le Corbusier, Siergfried Giedion, José Luis Sert e Cornelius Van Eesteren, que determinavam os assuntos abordados e diminuíam alguns grupos que levantassem temas que eram incompatíveis com seus interesses.
A partir da Segunda Guerra Mundial, uma nova geração passa a fazer parte do CIAM e fazem algumas críticas a respeito do sistema de organização e dos resultados finais no intuito do comitê do CIAM aceitarem abordagens de novos temas nos congressos. Com o tempo a incompatibilidade das duas gerações resultou na extinção dos congressos e na formação de um grupo menor, o TEAM 10.
...