ESPECIFICAÇÂO DOS SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS PREPARAÇÃO DO SUBSTRATO
Por: Cassiano Turski • 25/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.866 Palavras (8 Páginas) • 333 Visualizações
ESPECIFICAÇÂO DOS SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS
PREPARAÇÃO DO SUBSTRATO
O terraço a ser impermeabilizado, deve estar o mais limpo possível, por isso deve-se estar atento a presença de materiais como óleo, desmoldante, tintas, agentes de cura química, graxa e poeira pois a presença dos mesmos, comprometerão diretamente na qualidade, eficiência e na vida útil do sistema de impermeabilizante adotado, pois os mesmos prejudicam a aderência da regularização.
Nessa etapa inicial (antes da regularização), deve-se observar se na base existe algum tipo falhas ou fissuras e trata-las, bem como observar se os coletores e tubulações estão localizados corretamente conforme projeto, evitando futuros problemas.
Após a limpeza é necessário aplicar uma camada de BIANCO, que é uma resina adesiva de alto desempenho, que aumenta a aderência do substrato com a argamassa, nesse ambiente ele pode ser aplicado como uma “pintura” utilizando um rolo por exemplo. É indicado já ir preparando a argamassa para ser utilizada na camada de regularização.
A mesma deve ser formada a partir de cimento areia e agua, no traço de 1:3 (cimento; areia média) tomando cuidado na aplicação de agua na mistura, de modo a ter uma adequada relação agua cimento.
Após isso deve-se regularizar a base através da argamassa desempenada executada, com caimento de no mínimo 2% em direção aos ralos do local (a espessura da camada de argamassa deve ser de 2cm). Em relação aos rodapés, também deve-se executar a regularização, podendo aproveitar a mesma argamassa produzida, além disso é importante que os cantos e as arestas sejam arredondados com um raio de 5cm, evitando ângulos retos. Recomenda-se deixar uma área com altura mínima de 40 cm com relação à regularização do piso e 3 cm de profundidade para encaixe da impermeabilização.
Deve-se também estar atendo a presença de juntas de dilação e profundidades acima de 1cm. Na laje que se está apresentando no trabalho, nenhuma irregularidade desse tipo foi verificado, mas caso fosse seria de extrema importância corrigi-las. No caso das juntas, é preciso preenche-la com VEDAFLEX, enquanto nas profundidades é necessário demarcar suas extremidades com TARUCEL. Ao aplicar VEDAFLEX, retirar o excesso e aplicar sobre o local VEDAPREN FLEX, que ajudará a manter a segurança no que diz respeito a movimentação das juntas. Seguidamente aplicar o tecido de poliestileno VEDATEX e por fim, aplicar mais uma camada de VEDAPREN FLEX, sobre a junta.
Deve-se utilizar a fita de VEDATEX em possíveis trincas, ralos e rodapés presentes no local. Vale ressaltar que a laje em que se está trabalhando não foi verificado nenhum tipo de trinca, mas caso existisse, seria necessário limpa-la para retirar o pó do local, e aplicar uma demão na região de VEDAPREN FAST diluído em 10% de agua, onde após a secagem (em torno de 2 horas) aplicar um estruturante podendo ser o VEDATEX. Seguidamente aplicar outra demão de VEDAPREN FAST sem dilui-lo e aguardar 7 dias para a secagem da argamassa, e dar sequência aos serviços.
PREPARO DO PRODUTO
O produto já se encontra preparado, pronto para o uso.
APLICAÇÂO DO PROTUDO
O produto em questão, VEDAPREN FAST deve ser aplicado em forma de pintura, então como descrito anteriormente pode-se utilizar pinceis, vassouras de cerdas macias, rolos de textura intensa ou airless. Na primeira camada ou primeira demão, o VEDAPREN FAST deve ser diluído em até 10% de agua limpe, livre de impurezas, proporcionando boa penetração do produto. O fabricante recomenda que despeje o produto da embalagem sobre o local a ser impermeabilizado aos poucos, para proceder a aplicação.
Nos rodapés, a impermeabilização deve subir 30 cm no encaixe previsto da regularização. Em pontos críticos (juntas, ralos, cantos, arestas e tubos emergentes, e lajes de grandes áreas (acima de 50 m²), executar um reforço entre a 1ª e a 2ª demãos, utilizando-se tela de poliéster estruturante para impermeabilização, como o VEDATEX. Finalizada a impermeabilização, aguardar no mínimo 7 dias para a secagem do produto, conforme a temperatura, ventilação e umidade relativa no local e comprovar a estanqueidade do sistema em toda área impermeabilizada no período mínimo de 3 dias.
Abaixo estão anexadas algumas imagens que ajudam a intender de forma mais clara parte dos serviços descritos.
Tratamento de trincas:[pic 1][pic 2]
[pic 3]
Tratamento em ralos:[pic 4][pic 5]
[pic 6]
Tratamento de encontro de piso/parede-piso tubulações e imagens do sistema:
[pic 7] [pic 8][pic 9]
CUIDADOS:
ARMAZENAMENTO:
O produto VEDAPREN FAST deve ser armazenado em local coberto, livre de calor e umidade, portando o local deve possuir certa ventilação. Também é importante manter o local longe de animais, crianças, idosos e pessoas debilitadas visando a segurança das mesmas.
EPIs e PRIMEIROS SOCORROS:
Como em qualquer ambiente de trabalho, deve-se sempre estar atendo a segurança dos trabalhadores, por isso o isso de EPIs é obrigatório. Nesse serviço de impermeabilização recomenda-se óculos de segurança, avental de PVC, luvas de borracha e dependendo da altura em que se está trabalhando, a utilização de cinto de segurança.
Alguns cuidados também podem ser citados, de modo a reforçar a segurança das pessoas envolvidas nesse tipo de trabalho como por exemplo:
- Evitar o contato do produto com o olhos, caso aconteça, é indicado lavar o local com agua corrente durante 15minutos, e seguidamente procurar um medico
- Evitar o contato com a pela, por isso da utilização de luvas de borracha. Caso aconteça essa situação adotar o mesmo procedimento utilizado no item anterior.
- Evitar a inalação do produto. Caso ocorra esse acidente, é necessário deslocar o produto em um ambiente ventilado
- Em casos de ingestão, deve-se imediatamente procurar um medico.
DESCRIÇÃO TÉCNICA DE MATERIAIS E SISTEMAS, INCLUSIVE CITANDO A MARCA.
:
1-ARGAMASSA (agua, cimento, areia media)
2-BIANCO: Esse produto é um tipo de resina de alto desempenho, que tem como objetivo aumentar a aderência do substrato com a argamassa, podendo ser utilizado tanto em áreas externas quando internas sujeitas ou não à umidade. Outras vantagens que o BIANCO oferece são: aumento da impermeabilidade do sistema, maior plasticidade bem como resistência a retração.
São aplicadas em chapisco de piso, teto e parede, chapisco projetado, chapisco em EPS, estucagem, fixador de caiação, plastificante e retardador para gesso e aditivo para argamassa de reparo, revestimento, piso e regularização..
...