ESTUDO DE CASO
Por: Leesousa • 22/4/2015 • Dissertação • 980 Palavras (4 Páginas) • 298 Visualizações
ESTUDO DE CASO NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO:
ESTRUTURAÇÃO E RECOMENDAÇÕES PARA SUA CONDUÇÃO
RESUMO:
O estudo de caso caracteriza-se como uma abordagem metodológica, que é uma das preocupações no campo da engenharia de produção. A abordagem metodológica é responsável por embasar e direcionar as pesquisas dos trabalhos científicos resultando no desenvolvimento de trabalhos bem estruturados com base na teoria e propondo novas teorias gerando novos conhecimentos, conduzindo a gestão das operações.
A gestão de operações utiliza métodos racionalistas baseados em pesquisas estatísticas, tal gestão visa à solução de problemas concretos. Num contexto geral as abordagens mais utilizadas na gestão das operações da engenharia de produção são levantamento, modelamento e simulação, pesquisa-ação e estudo de caso, sendo o estudo de caso o mais utilizado por possibilitar a criação de novas teorias.
O artigo em questão, desenvolvido de forma teórico-conceitual tem como função identificar algumas perspectivas para pesquisas futuras através de uma classificação que engloba propósito analítico, escopo temático, função da atualização e abordagem bibliográfica. A pesquisa apresenta macro objetivo que para serem desenvolvidos envolve diversas fases e podem ser classificados quanto á natureza das variáveis, seus relacionamentos e intensidade de controle, ao objetivo e grau do problema e ao escopo da pesquisa, todos estes são utilizados na gestão de operações da engenharia de produção sendo o escopo o mais utilizado.
Dentre os tipos de abordagem de pesquisa o desenvolvimento teórico-conceitual envolve as modelagens conceituais, o estudo de caso investiga os fenômenos estimulando a compreensão, sugerindo hipóteses e desenvolvendo teorias, os levantamentos tipo survey compreendem o levantamento de dados do problema, a modelagem e simulação utilizam técnicas matemáticas, a pesquisa-ação é realizada através da associação entre o problema e sua situação envolvendo pesquisador e representantes participativos, a pesquisa bibliográfica representa a revisão literária e as pesquisas experimentais tratam das relações entre todas as variáveis do estudo.
O estudo de caso, que é mais utilizado na engenharia de produção apresenta diferentes níveis: nível estratégico que é a escolha das abordagens metodológicas e o Nível Operacional que representa a condução da investigação. A condução do estudo de caso consiste em definir uma estrutura conceitual, planejar casos, conduzir os testes, coletar os dados, analisar os dados e gerar relatórios.
Existem recomendações quanto ao planejamento e condução do estudo de caso, que consistem na construção do referencial teórico estritamente relacionado ao conteúdo do estudo, na definição do tipo de caso, na seleção dos casos a serem investigados, no delineamento do planejamento do estudo, na operacionalização dos fatores do estudo de caso, na análise dos dados objetivando conclusões e contribuições para a teoria usada.
Na contemporaneidade a comunidade da engenharia de produção precisa avançar suas abordagens metodológicas apresentando coerência entre os diferentes níveis, etapas e recomendações apresentadas para assim conseguir se igualar com os países desenvolvidos neste cenário.
O ESTUDO DE CASO
(MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA)
O estudo de caso, que é mais utilizado na engenharia de produção apresenta diferentes níveis: nível estratégico que é a escolha das abordagens metodológicas e o Nível Operacional que representa a condução da investigação. A condução do estudo de caso consiste em definir uma estrutura conceitual, planejar casos, conduzir os testes, coletar os dados, analisar os dados e gerar relatórios. Existem recomendações quanto ao planejamento e condução do estudo de caso, que consistem na construção do referencial teórico estritamente relacionado ao conteúdo do estudo, na definição do tipo de caso, na seleção dos casos a serem investigados, no delineamento do planejamento do estudo, na operacionalização dos fatores do estudo de caso, na análise dos dados objetivando conclusões e contribuições para a teoria usada.
...