TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO - RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM SEU CONTEXTO

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Biblioteca: Joan Maragall

Ficha Técnica:

• Tipo de biblioteca: Distrital da biblioteca

• Tamanho do edifício (m²): 2.983 m²

• Data de conclusão: 2014

• Arquiteto: Baena Casamor Arquitects

Relação do edifício com seu contexto:

A principal decisão foi o novo prédio abaixo do antigo jardim existente e deixando-o inacessível ao público. O lema apresentado com o projeto para a competição de idéias foi "Jardim da Luz". Estas duas palavras resumem as duas ideias do projeto: manter e melhorar o jardim existente e, ao mesmo tempo, obter espaços alegres e bem iluminados.

A biblioteca está inserida sob o jardim da Florida Villa, à sombra de suas árvores. Dentro, uma paisagem em si, articulada e mutável, onde cada uso e cada usuário encontram seu lugar. É um espaço personalizado e único. O edifício se relaciona espacialmente com a rua Sant Gervasi de Cassoles.

O desnível entre o jardim e esta rua cria um acesso fluido ao novo equipamento. Por outro lado, a cobertura ajardinada permanece no mesmo nível do antigo jardim, de modo que a construção do novo equipamento representa a recuperação do jardim do centro cívico em sua dimensão máxima, onde a Villa Florida será sempre elemento central do conjunto.

Conexões com o interior e o exterior:

Entre os pátios e os volumes se articulam os espaços internos de leitura e trabalho. Espaços que devem ser pequenos e que buscam transmitir uma sensação confortável de domesticidade aos usuários. O edifício é conformado através dos "pátios de luz e silêncio" e dos "pátios de livros e conhecimento". Os primeiros, cercados por vidro, iluminam e ventilam o interior da biblioteca ao passo que a separam da rua. Os segundos, prismas sólidos repletos de livros, fazem parte da estrutura importante da biblioteca. Dois volumes se sobressaem com o objetivo de relacionar a biblioteca com o jardim superior. Um deles é um espaço de apoio da biblioteca com acesso direto a partir do saguão de entrada. O segundo é uma entrada de luz zenital posicionada sobre a área infantil. O jardim existente se estende através da cobertura da nova biblioteca até a rua Sant Gervasi de Cassoles. As árvores originais do antigo jardim foram replantadas na nova cobertura.

Localização: Carrer Sant Gervassi de Cassoles, 85. Barcelona, Espanha. Área da biblioteca centralizada entre edifícios estudantis.

Forma de implantação: Estrutura fragmentada semi-subterranea e com teto verde.

Relação da edificação de acordo com o entorno e as demais edificações: A edificação encontra-se em um nível abaixo das demais, o que contribui com a harmonia do local e ao mesmo tempo à torna única.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com