Ed. italia
Por: 29858745 • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 483 Palavras (2 Páginas) • 393 Visualizações
Edifício Itália
O Edifício Itália (cujo nome oficial é Circolo Italiano) foi por muito tempo considerado o maior da cidade de São Paulo, hoje conforme fonte do próprio site ele não ficou muito atrás apesar dos anos terem se passado, é o segundo edificio maior da cidade de São Paulo, podemos observar que sua maior característica durante todos esses anos é sua altura, de 165 metros, e 151 metros a partir do nível da rua distribuídos em 46 andares.
O Edifício foi inaugurado em1965, é atualmente um dos marcos da cidade de São Paulo, protegido pelo Patrimônio Histórico por ser um dos maiores exemplos da Arquitetura Verticalizada brasileira, e por ter esse título e ser protegido pelo partrimonio histório, sua fachada não pode ser alterada para não descaracterizar suas características iniciais.
Segundo fonte do próprio site do Edifício, a construção do Edifício Itália só foi permitida pelas autoridades municipais apenas por se localizar em um dos melhores pontos da cidade de São Paulo na época (na esquina das avenidas Ipiranga e São Luís, no centro da cidade).
Hoje em dia podemos observar que o maior destaque do Edifício Itália é o restaurante localizado no seu topo, conhecido como Terraço Itália, que permite uma vista em 360 graus da cidade, sendo um dos maiores pontos turísticos da capital paulista, que é administrado por Sérgio Comolatti, filho do fundador Evaristo Comolatti, um grande empresário atualmente. O edifício e o restante é tão conhecido que a alta sociedade se apresenta em massa todos os dias no restaurante Terraço Itália, onde só se consegue fazer uma refeição se tiver horário marcado.
E em dois pequenos prédios anexos encontra-se um antigo clube (o Circolo Italiano, que ocupava a área antes mesmo da construção do prédio). Os demais andares são ocupados por escritórios e lojas.
Vedos, materiais utilizados, forma de execução e desempenho).
Vedos: Na parte externa do edifício Itália, as vedações são feitas por colunas de concreto onde são apoiados toda a caixilharia de alumínio com seus respectivos vidros comuns, onde também contemplam os brises para ter a função térmica e acústica.
Na parte interna por se tratar-se de um condomínio multi uso, são encontrados os mais diversos tipos de paredes, como alvenarias do tipo blocos estruturais, tijolos cerâmicos comuns, e gesso acartonado ( Dry Wall), ou ainda divisórias do tipo naval/ vidro / madeira ( chapas de mdf).
Isto posto, cada material tem seu desempenho em função de atender a boa técnica da construção onde o pricipal objetivo está em fechar / dividir os ambientes de acordo com suas especificidades.
Abaixo esta um exemplo: O escrítório da foto é da empresa Alma Viva, que está localizada no trigésimo andar do prédio.
Piso em madeira, vedos em dry wall e painéis pintados.
Piso do tipo laminado ou ainda porcelanato.
...