TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eficiencia Energetica

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  1.324 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ARQUITETURA

Desde o período clássico, é notório o equilíbrio da arquitetura em possibilitar aspectos de estruturas funcionais e formais, unindo a beleza com a eficácia.

Com exemplos da China com seu inverno severo e suas construções criadas no subterrâneo e de Roma onde surgiram os primeiros sistemas de aquecimento artificial através da queima de madeira, apesar das reservas não terem sido suficientes por muito tempo exigindo assim a a busca por novas tecnologias. Assim permanece nos dias de hoje, pois o consumo de energia elevado, leva a procura de meios mais eficazes e econômicos de se conseguir um conforto térmico, visual e acústico. Os arquitetos possuem uma grande responsabilidade nesse sentido, já que são eles que projetam as edificações e assim podem pensar em projetos que possibilitem um menor consume de energia, com aproveitamento melhor dos recursos naturais.

Esta conscientização está sendo tomada em âmbito mundial, através de diversas convenções e tratados em pró do desenvolvimento sustentável, assim como ao consumidor que cada dia mais se preocupa e se interessa por equipamentos com eficiência energética,  como exemplo do selo Procel, o selo que indica que esse produto consome menos que o outro.

Mas com o passar do tempo aprendemos que existem inúmeras maneiras de aproveitamentos dos recursos naturais onde dependendo de cada lugar podemos amenizar a incidência de calor excessivo ou de baixas temperaturas com uma boa estrutura bioclimática.

O arquiteto deve considerar a adequação do seu projeto ao clima local aproveitando a luz natural, resfriamento e aquecimento passivo dos ambientes.

Nos últimos anos foram criados devido ao alto consumo e a crise de energia, decretos e normativas para um correto desempenho térmico e de iluminação natural como por exemplos das NBR's 15215 e 15220.

Contamos com vários exemplos de arquitetura sustentável no Brasil e no mundo com implantações inteligentes de sistemas de ventilação natural, iluminação zenital, isolamento térmico, telhados verdes para a captação de água da chuva e entre outros projetos sustentáveis.

Com toda certeza o mundo esta se conscientizando que essas normas e novos sistemas precisam ser respeitados e tornados hábitos casuais em cada habitação, para que assim nos policiemos e paremos de destruir a natureza, buscando mantê-la viva, como a nós mesmos e ainda usá-la como meio de geração de energia garantindo a nossa sobrevivência e a do planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (296.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com