Enviar vidas
Por: Helder Mendonça • 30/6/2015 • Trabalho acadêmico • 299 Palavras (2 Páginas) • 303 Visualizações
Unip Interativa
Trabalho em Grupo-TG
Aluno(s):
Michele de Souza Inocente RA: 1517332
Polo
Canoas-Rs
2015
Relação escola x família na formação do ser humano
Desde o início dos tempos, a escola se faz muito presente em nossas vidas. Os valores e o conhecimento eram diretamente transmitidos dos pais para os filhos. Iniciava-se dentro da própria casa a sabedoria de vida, mas a formação de cidadãos críticos, sociais e culturais, onde aprendiam seus direitos e deveres, e onde tinham o conhecimento de mundo, era ensinado nas escolas.
Segundo Piaget, “o ser humano se desenvolve a partir de fases maturacionais, biologicamente situadas, que se sucedem ao longo da vida.” Ele acreditava que tínhamos uma construção contínua de crescimento. O que ele tenta expressar definindo as fases do desenvolvimento da criança. E acreditava que o ambiente ao seu redor, influenciava em sua formação.
Acredita-se que o ser humano se desenvolve muito pelo ambiente que se rodeia. Pois segue os exemplos de sua cultura, segue a educação de seus pais, do mundo à sua volta. É aí que entra o papel da escola na formação do cidadão. Onde na sala de aula, o aluno, tem o conhecimento teórico das coisas do mundo, onde reflete como é sua vida, como são as outras culturas, e o professor entra como mediador dessa formação.
O ser humano formado na família aprende valores, sua cultura, sua língua, sua maneira de pensar, mas na escola que a criança aprende realmente a refletir que é o ser humano. O que deve fazer, como deve enfrentar as situações, como deve se portar diante das situações vividas no seu dia a dia.
Conclui-se então, que o ser humano só se “descobre” na junção das duas formações, em casa aprendendo sobre valores morais e sociedade e na escola aprendendo sobre conhecimentos voltados às áreas humanas e exatas.
...