Estudo de Caso Centro de REabilitação
Por: anajulia.rocha • 14/6/2021 • Trabalho acadêmico • 671 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
UNIVERSIDADE DE ITAÚNA
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Trabalho de Curso 1 - TC1 - Prof. Lucas Veloso de Menezes
TP-1
Nome: Ana Júlia Magalhães Rocha
Tema: Centro de Reabilitação Fisico e Psiquica
Cidade: Itaúna
1 - Tema: Projeto arquitetônico de um Centro de Reabilitação Fisico e Psiquica
2 - Local: Itaúna, MG
Avenida Jove Soares, nº 1081 - Graças .
Ruas que delimitam: Avenida Jove Soares e Aveida Getúlio Vargas .
Figura 01
[pic 1]
Localização do terreno na cidade de Itaúna
Fonte: Google Maps, modificado pelo autor (2021)
Figura 02
[pic 2]
Localização do terreno no entorno imediato Fonte: Google Maps, modificado pelo autor (2021)
Figura 03
[pic 3]
Levantamento topográfico do terreno
Fonte: Levantamento Cadastral Prefeitura Municipal de Itaúna (s/d) 4 - Justificativa para a escolha do tema
Dentre as razões que impulsionaram a escolher esse tema foi a necessidade de cada vez mais existirem espaços capazes de proporcionar acessibilidade a todos deficientes, sejam eles com deficiência de locomoção, psíquica, visual, entre outras deficiências que são muito comuns nos dias de hoje causadas por tantos problemas que cercam a sociedade.
Na cidade de Itaúna, não há um espaço estruturalmente preparado para receber várias pessoas com deficiência, hoje a cidade conta com a Associação Santa Monica, porém percebesse-se que para a demanda da cidade e dos municípios vizinhos que tem grande interrelação com Itaúna esse espaço não está estruturado e preparado par receber tantas pessoas, além disso no ano de 2020 tem-se um exemplo bem atípico, em que as pessoas viveram um período traumático, que afetou grande parte da população psicologicamente.
Observando o quadro do mundo durante a pandemia pode concluir-se que o mundo pós-pandêmico precisará de uma maior assistência. As cidades ainda não estão preparadas para essas anomalias do decorrer do tempo, e não só no ano de 2020, mas existem vários exemplos de doenças que alteraram o modo de viver das sociedades, e assim esse Centro de Reabilitação será um espaço indicado para essas situações que conturbam o modo de vida, as relações interpessoais, além dos espaços públicos que oferecem convivência e encontros nas cidades.
Vários espaços urbanos que são projetados para a circulação das pessoas não são pensados para todos os tipos de usuários, e quando se diz todos os tipos, refere-se também à pessoas que possuem uma deficiência ao se locomoverem, não apenas cadeirantes, mas deficientes visuais, e pessoas que utilizam andadores. Além disso, quando adaptam para esses usuários não seguem as normas adequadas. Por conseguinte, oferecer esses espaços favorece a inclusão social dessas pessoas nos espaços das cidades.
Um centro de Reabilitação Física e Psíquica além de oferecer uma estrutura capaz de incluir qualquer tipo de usuário, promove os cuidados necessários para o bem estar e a qualidade de vida para os “deficientes” que nem sempre são de locomoção, mas também deficientes de saúde mental, que é um assunto muito discutido pelos profissionais da psicologia.
...