Estudo de Caso - Colégio Tietgen em Ørestad
Por: Bruna Dias • 7/5/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 2.825 Palavras (12 Páginas) • 211 Visualizações
O EDIFÍCIO E A MENTE POR TRÁS
Como você cria a estrutura ideal para companheirismo entre quase 400 alunos, dando ao indivíduo espaço para emergir e desdobrar como indivíduo? Este desafio foi enfrentado com o início dos trabalhos em 2001, que mais tarde se tornou o Colégio Tietgen em Ørestad.
Qualquer um que já tenha experimentado a faculdade, seja como residente ou como convidado, será capaz de confirmar que o único edifício circular atingiu o local. Como o autor Pernille Steensgard descreve em seu livro sobre o Tietgen College:
"A casa diz a si mesma qual é o significado disso: comunidade. Pode-se andar todo o caminho em todos os andares. Nenhum tempo termina cegamente, nenhuma porta está trancada. A casa não vira as costas para nada. Os moradores podem atravessar a sala redonda no meio para ver o que os outros estão fazendo em suas cozinhas, nos terraços e nas áreas de estar. E se parece interessante, eles podem ir até lá ". Pernille Steensgard, autora
A ARQUITETURA
O Tietgen College tornou-se um trabalho de referência internacional, que ganhou vários prêmios, atraindo a atenção de todos os seus. O edifício circular é concebido pela Lundgård & Tranberg, e não apenas pela sua forma e design distintos, mas também pela escolha de materiais e decoração.
"Mesmo que você tenha vivido aqui por um longo tempo, notará todos os dias como é bonito. A partir do 6º andar, onde moro, também tenho uma vista muito agradável, onde posso ver as torres e os brotos em toda Copenhague. "Carolin, residente
UM CONSTRUTOR VISIONÁRIO
O Colégio Tietgen é um presente da Fundação Nordea , que decidiu sobre a virada do milênio para construir o "futuro colégio". Ao longo do processo, o Nordea Fund surgiu como um construtor visionário incomum, que incluía expressa nas circunstâncias quase inauditas que nenhum limite superior foi definido para os arquitetos - a faculdade de Tietgen deveria ser algo especial e você teve que pagar o que deveria ser.
O CÍRCULO COMO UM CONCEITO ORIENTADOR
O colégio foi criado por arquitetos Lundgaard & Tranberg e é seu principal conceito organizado como um edifício circular de sete andares , cobrindo todas as instalações da faculdade e colocando um grande, plantadas pátio no centro do personagem. A forma principal cilíndrica é cortada através de 5 seções verticais , que visualmente e funcionalmente dividem o edifício em seções, e aparecem como passagens abertas contínuas que dão acesso ao pátio central.
COZINHAS SUSPENSAS
No pátio interno da faculdade, você verá as áreas centrais, as cozinhas e os espaços comuns que estão quase livres de ar. Com uma profundidade de até 8 metros, essas caixas são uma empresa de engenharia que precisou de inspiração, entre outras coisas, edifício da ponte no mar aberto.
MATERIAIS
Além da forma circular característica, um dos elementos mais atraentes do projeto arquitetônico da Tietgen College é a escolha do material. Do lado de fora, a fachada do colégio é coberta com liga de cobre tombak e carvalho. As áreas internas são caracterizadas pelo concreto liso, paredes cobertas com lâminas de bétula e pisos de magnesita.
DECORAÇÃO E DECORAÇÃO
Os materiais naturais brutos são complementados e contrastados pela decoração da faculdade, criada pelos artistas Mathilde Aggebo e Julie Henriksen . Nas habitações, as paredes folheadas são decoradas com padrões impressos , o que faz com que cada vez tenha o seu toque único . Único também é a lavanderia colorida da faculdade , e as cores voltam, entre outras coisas, cadeiras, caixas de correio e cortinas .
INTENÇÕES DOS ARQUITETOS.
Os arquitetos da Lundgaard & Tranberg descrevem como suas intenções foram:
criar um edifício que englobe de forma harmoniosa as estruturas actuais e futuras de construção e paisagem da área e, ao mesmo tempo, tenha uma identidade distintamente independente
que o prédio fornece uma forma clara e unificadora como um símbolo da idéia sustentável de comunidade da faculdade
para garantir a máxima clareza e acessibilidade em toda a faculdade
conseguir condições uniformes e iguais para todos os grupos habitacionais e habitacionais no conjunto geral (um edifício universitário "democrático")
manifestar a faculdade em relação ao ambiente com uma expressão arquitetônica distinta prontamente reconhecível
para enfatizar linhas de visão significativas da faculdade para a paisagem urbana circundante, bem como para garantir passagens espaçosas através da paisagem entre os dois canais
alcançar uma construção simples e racional na engenharia construtiva / construtiva, mas ao mesmo tempo flexível para variações espaciais e expressivas.
OS QUARTOS
Quando você olha para os quartos do Tietgen College, rapidamente esquece todos os preconceitos dos quartos da faculdade como quartos pequenos, fechados e chatos. Os menores quartos são de 26 metros quadrados e todos os quartos estão equipados com uma grande janela que pode ser deslizada para o lado e aberta para uma varanda francesa ou real .
"Eu estava convencido de que o Tietgen College era o lugar certo para mim depois de visitar um amigo aqui. É uma versão luxuosa de ficar na faculdade. Meu quarto é de 33 m2 e é muito bom que haja espaço para o sofá, cama de casal e muitas roupas e sapatos - até os meus esquis estão nos armários. " Stephanie, residente
360 "FATIAS DO BOLO DE CAMADA"
O total de 360 casas fica de frente para o exterior do edifício redondo. Comum a eles também é a forma básica que pode ser claramente encontrada na planta : como as fatias de um bolo de camada, os quartos são os mais largos ao extremo.
ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO INTEGRADO
Em todos os quartos, uma das paredes é revestida com painéis de facetas leves, que não só servem para um propósito decorativo. Construído neste projeto há vários armários de armazenamento ao longo do teto, uma prateleira isolada na extremidade remota da sala e um guarda-roupa removível que pode ser usado como um divisor de quarto.
GRANDES CASAS DE BANHO - MAS SEM COZINHAS PRIVADAS
Como o Tietgen College
...