Estudo de Caso - Hipermercado
Por: lfspfc • 18/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.145 Palavras (9 Páginas) • 371 Visualizações
1. ARQUITETO DE REFERÊNCIA: DÓRIA LOPES FIUZA
“O prazer de propor de criar, a superação dos desafios da limitação, a satisfação da viabilização, o orgulho da realização da obra concluída”.
Dória Lopez Fiuza, é a mesclagem dos sobrenomes dos Arquitetos: Manoel Dória, João Vicente Lopez e Valdeny Fiuza.
Fundada em Curitiba no ano de 1989, a Doria Lopez Fiuza Arquitetos Associados traz em seu portfólio de trabalho mais de 5 milhões de metros quadrados projetados. Os interesses e as atividades na área passam pelas mais diferentes escalas. Partem da implantação de um bairro ou condomínio, passam pelo projeto da edificação até chegar em detalhamento.
Seja no sul do Brasil, em São Paulo ou no exterior, O escritório conquistou grandes clientes e adquiriu uma vasta experiência em projetos de diversas áreas, viabilizando obras industriais, residências comerciais, hoteleiras, esportivas e saúde.
Passados 20 anos de incessante desenvolvimento, conta hoje com uma equipe de 40 profissionais nas sedes de Curitiba e Florianópolis, mantendo a mesma filosofia de trabalho, o prazer de propor de criar, a superação dos desafios da limitação, a satisfação da viabilização, o orgulho da realização da obra concluída.
Durante sua carreira obteve várias premiações e reconhecimentos públicos, dos quais pode-se destacar: VI Grande Prêmio de Arquitetura, IV Grande Prêmio de Arquitetura, III Grande Prêmio de Arquitetura, II Grande Prêmio de Arquitetura, Melhor Projeto em aço do ano, I Prêmio DE Arquitetura corporativa do Paraná, Prêmio AsBEA 2004, Prêmio AsBEA 2003, Prêmio AsBEA 2002, Construtor do ano. www.dorialopesfiuza.com.br Escritório de Arquitetura Dória Lopes Fiúza.
Conceitos de seus Projetos
1.1 Residências: A interpretação correta das expectativas é pré-requisito indispensável nos projetos de residência. O abrigo traz a mais fiel identidade do seu morador.
Decididamente concretiza sua cultura, seus costumes e suas relações com seus semelhantes e com o meio.
Procuramos sempre valorizar estes conceitos, ordenando equilibradamente os espaços e colaborando, através do projeto, com a qualidade de vida do morador.
www.dorialopesfiuza.com.br Res. Alphaville
www.dorialopesfiuza.com.br Res. Criciúma
1.2 Edifícios Residenciais: Personalizar a moradia é sempre desejável. Nossos projetos primam por diferenciar o usual, buscando novas propostas que inovem o morar. Através do desenho criamos referências harmônicas nas cidades, nos mais diversos padrões, agregando valores com propostas lastreadas em mais de dois milhões de metros quadrados no segmento imobiliário. Sempre atentos as tendências do mercado, buscamos identificar o perfil do morador e as suas expectativas, que direcionar um projeto na definição da construção, dos equipamentos e das áreas de convívio.
www.dorialopesfiuza.com.br Edifício Platinum – Dória Lopes Fiuza
www.dorialopesfiuza.com.br Central Park
1.3 Comercial - Os Super e Hipermercados: O varejo passa por transformações constantes, procurando não só a conquista do cliente como também incrementar o tempo durante as compras na loja. Conscientes desse dinamismo, contemplamos sempre a comodidade a humanização e a exteriorização como fatores que agregam bem estar e impulso ao consumo. As segmentações dos mercados multiplicam as tipologias das lojas e, atentos a isso, propomos edificações com características especificas para atender o público pretendido.
www.dorialopesfiuza.com.br Hipermercado Condor Torres
2. PARTIDO ARQUITETÔNICO ADOTADO
Para o partido arquitetônico, será usado como referência o
Hipermercado Condor, em Curitiba – Paraná, reúne conceitos arquitetônicos e técnicos anteriormente empregados pelo escritório Dória Lopes Fiuza em projetos de mesmo tema.
www.dorialopesfiuza.com.br
Sistemas de ventilação e iluminação naturais nas áreas de vendas e de serviços, fechamentos com painéis de grande eficiência térmica e pé-direito de oito metros garantem o conforto ambiental, reduzindo o uso de climatização com ar condicionado na loja do Hipermercado.
www.dorialopesfiuza.com.br
O edifício tem elementos que o diferenciam daqueles comumente construídos para abrigar esse tipo de atividade comercial. Em vez de ângulos retos, as fachadas ganharam planos inclinados em diferentes níveis, compondo um jogo volumétrico de grande efeito visual. Vãos de iluminação natural, com desenhos geométricos diversos, recortam a fachada e completam o conjunto de tonalidade prata.
3. ANÁLISE DE PROJETO ARQUITETÔNICO, ANÁLISE DA FORMA E
VOLUME
Hipermercado Condor Torres
Local: Curitiba, PR
Projeto: março de 2005
Conclusão da obra: novembro de 2008
Área do terreno: 12.454,98 m2
Área construída: 22.953,23
...