Estudo de Caso - Pocket Park
Por: Reviane de Melo Vicente • 19/5/2017 • Projeto de pesquisa • 662 Palavras (3 Páginas) • 1.553 Visualizações
[pic 1]
ARQUITETURA E URBANISMO
ESTUDO DE CASO
POCKET PARK
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2017
ESTUDO DE CASO
POCKET PARK
Trabalho acadêmico no curso de Arquitetura e Urbanismo, matéria de Projeto Urbanístico e Paisagístico, na Universidade Paulista – UNIP.
Orientadoras:
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2017
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 5
2 - POCKET PARK 6
3 - Greenacre Park – NY 7
3.1 - Identificação do projeto 7
3.2 - Projeto 8
4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
5- BIBLIOGRAFIA 10
1 - INTRODUÇÃO
Um pocket park (mini parque ou parquet de bolso) é um parque acessível para um público geral. Costumam ser construídos em pequenos becos de edifícios ou em lotes vazios. Os pocket parks podem também ser desenvolvidos como elemento de espaços públicos, solicitados por grandes projetos.
Os pocket parks podem ser urbanos, suburbanos ou rurais e podem ser em espaços públicos ou privados. São geralmente pequenos demais para atividade física, eles possuem áreas verdes, um lugar para se sentar ao ar livre e em alguns projetos possuem um playground infantil, podem ser projetados e implantados perto de um monumento, marco histórico ou projeto de arte.
Em áreas altamente urbanizadas ou em centros urbanos, onde o espaço é caro, o pocket park é a única opção de espaço público sem grandes escala de desenvolvimento.
Diferentes de grandes parques, os pocket parks algumas vezes são projetados para serem refinados e por este motivo são trancados quando não estão em uso.
Os pocket parks podem aumentar o valor de propriedade na vizinhança que é implantado, isso por que, ele gera muitos benefícios para população.
2 - POCKET PARK
Imagem 01 – Exemplo de Pocket park em Nova Iorque, podemos observar o conceito deste projeto, trazer uma área de lazer, descanso e escape dentro dos grandes centros urbanos.
[pic 2]
http://noctulachannel.com/wp-content/uploads/2014/08/Greenacre-Park-em-Nova-Iorque.jpg, acessado em 10/04/2017.
3 - Greenacre Park – NY
3.1 - Identificação do projeto
Imagem 02 – Interior do pocket park: Greenacre Park, arborização, paisagismo e layout.
[pic 3]
http://1.bp.blogspot.com/_xg_8tYKe4t0/TKXmlP5g0nI/AAAAAAAADfc/gUjdEl0_mM8/s1600/greenacre.jpg, acessado em 10/04/2017.
O Greenacre Park é um ótimo refúgio do ruído e da angústia que envolve a cidade de Nova Iorque.
É impressionante que em meio a tantos prédios exista uma enorme cachoeira volumosa e um oásis verde. Criado nos anos 70 com dinheiro da Família Rockefeller através da Fundação Greenacre (fundada por Abby Rockefeller Mauzé), o Greenacre Park é considerado um dos parques mais agradáveis do mundo.
...