Estudo de Caso de Prática de Projeto 01
Por: Joabe welder Sousa maia • 11/11/2018 • Trabalho acadêmico • 452 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
ESTUDO DE CASO
CASA ALLOUCHIE
- ARQUITETOS: ALLOUCHIE ARQUITETOS
- CONSTRUÇÃO/INCORPORAÇÃO: ALLOUCHIE ARQUITETOS
- LOCALIZAÇÃO: CARUARU (PE), BRASIL
- INÍCIO DO PROJETO: 2014
- CONCLUSÃO DA OBRA: 2014
- ÁREA DO TERRENO: 450 M²
- ÁREA CONSTRUÍDA: 212 M²
- TIPO DE OBRA: RESIDÊNCIA
- TIPOLOGIA: RESIDENCIAL, FORMA EM “U”
ALUNOS: JOABE MAIA E RAPHAELLA MELO
CARACTERIZAÇÃO DO CLIENTE
A família é composta por quatro pessoas: o casal, Leonardo de 32 anos, arquiteto, e Joana de 31 anos, também arquiteta, e os dois filhos, Davi com 4 anos, que gosta muito de desenhar e Pedro com apenas 2 anos, que adora jogar de futebol. A casa é o resultado do sonho do arquiteto de participar de todas as etapas da casa, do projeto à construção, e foi pensada de forma que fosse como parte da família. Tinham o desejo de ter uma casa térrea com espaços bem abertos e poucos moveis, tornando-a funcional, mas que ao mesmo tempo encantasse a eles e aos visitantes. Construída dentro de um condomínio particular, era desejo do arquiteto que houvesse uma extensão com a rua, pois segundo ele tinham como objetivo: “... proporcionar uma experiência positiva para quem transitasse por ali, assim como presentear a nós e principalmente nossos filhos com tudo que uma simples rua pode oferecer. Com a ocupação acreditamos que talvez esse tenha sido nosso grande trunfo, construímos uma casa e ganhamos uma rua.”
ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO
Desenvolvida a partir do pátio central, o arquiteto criou ambientes mais arejados, graças a organização dos cômodos que abriu os ambientes de maior permanência para o sudeste e nordeste, sendo esta a orientação mais favorecida pela ventilação e iluminação. Fez uso de grandes portas de vidro, brises-soleis e jardins externos. Além disso, o projeto buscou atender às exigências de conforto ambiental e sustentabilidade. Assim, a casa conta com captação de águas pluviais e sistema de aquecimento solar da água.
MATERIAIS UTILIZADOS
Os materiais mais utilizados foram concreto e vidro, sendo também utilizadas paredes de alvenaria de tijolos cerâmicos, madeira, pisos em placas cimentícias e esquadrias em PVC. Para as partes pintadas escolheram tinta branca.
PROGRAMA DE NECESSIDADES
SOCIAL
SALA DE ESTAR: SOFÁ DE DOIS LUGARES E DUAS POLTRONAS.
SALA DE JANTAR: MESA RETANGULAR COM 6 LUGARES.
COZINHA: GELADEIRA, FOGÃO, LAVA LOUÇAS.
WC SOCIAL: PIA, VASO SANITÁRIO E CHUVEIRO
GARAGEM: VAGA PARA 2 CARROS
TERRAÇO
ÍNTIMO
QUARTO 1: CAMA DE SOLTEIRO, CRIADO MUDO E GUARDA ROUPAS
...