Estudos de caso hotéis
Por: bianca080 • 19/7/2017 • Trabalho acadêmico • 940 Palavras (4 Páginas) • 459 Visualizações
Estudos de caso:
Phinda Homestead:
The Homestead localiza-se ao norte da região da Reserva de Animais Privada Phinda, na província de Kwazulu-Natal, na África do Sul. Faz fronteira com Isimangaliso Wetland Park, a 30 km da costa.
A luxuosa vila arborizada foi inaugurada em agosto de 2009, foi projetada pelo arquiteto Nick Plewman e oferece um retiro íntimo e privativo para até 8 pessoas, sendo ideal para famílias e grupos que querem se deparar com a selva africana imaculada.
O hotel situa-se em 23 mil hectares que abrigam os “Big Fives” ( referência ao cinco mamíferos de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem, o grupo consiste do leão, do elefante africano, do búfalo-africano, do leopardo e do rinoceronte), uma grande diversidade de aves (mais de 400 espécies) e outros animais selvagens.
A arquitetura trata-se tanto de uma crítica como uma homenagem à arquitetura sul-africana tradicional. A forma geral e os materiais utilizados são familiares a quase todas as vilas, mas onde o vernáculo frequentemente procura isolar seus habitantes através da dureza do lado de fora, o interior o convida para dentro.
Onde os materiais vernaculares são frequentemente, até mesmo deliberadamente ásperos e prontos, no Phinda Homestead estes mesmo materiais foram aplicados e trabalhados com delicadeza e finesse. A intenção foi fazer com que a relação entre a selva africana e seus habitantes fosse tão íntima quanto possível.
Isto deveu-se graças ao arquiteto Nick Plewman que, incorporou habilmente um grupode edifícios modernos, simples, feitos de pedra natural, madeira e palha, no ambiente único de areia e floresta. A decoração é retrô afro-chic, uma mistura de peças kitsch (extravagantes) e mobiliário contemporâneo, como mesas únicas feitas em ossos por designers sul-africanos.
As acomodações estão dispostas sob a forma de quatro espaçosas suítes, todas climatizadas e com vistas panorâmicas da sala de Kwazulu-Natal. Cada suíte tem janelas de correr que permitem filtrar a ilumição e banheiro com toalete separado, pia dupla, banheira e ducha interna e ao ar livre. Cozinha de plano aberto e área de estar confortável que se abre para um amplo deck de madeira, perfeito para refeições ao ar livre, além de piscina com borda infinita.
Phina é um lugar único, cada vila privativa conta com um mordomo e um chef, além de umranger, um tracker e um jipe, sendo os horários para refeições e passeios estabelecidos pelos hóspedes.
Este hotel conta com materiais refinados aplicados a um plano ortogonal simples e rendem um corte limpo, contemporâneo e sem clichês para uma vida luxuosa mas, acima de tudo, sustentável.
[pic 1]
Foto 01 – Fachada da área de convivência de uma das vilas.
Referência: www.andbeyond.com/phinda-homestead/
[pic 2]
Foto 02 – Restaurante ao ar livre
Referência: www.andbeyond.com/phinda-homestead/
[pic 3]
Foto 03 – Área de convivência
Referência: www.andbeyond.com/phinda-homestead/
The Four Seasons:
The Four Seasons Hotel em Nova York, localiza-se a 1.7 km da Avenida Times Square e a 966 metros do completo comercial Rockefeller Center, conhecida com “Billionaire’s Row” (Rua dos Bilionários), está a poucos passos do Central Park, na área mais prestigiada da cidade.
Este projeto foi concluído em 1993 durante uma das piores depressões da cidade de Nova York e foi projetado pelo arquiteto chinês Ieoh Ming Pei, custou 475 milhões de dólares, tornando-se um ícone entre os arranha céus de Nova York pela sua altura de 207.9 metros e 52 pavimentos e 368 quartos e 15 suítes luxo, totalmente revestida de calcário e com um estilo modernista de formas simples.
...