Estudos urbanos questionario
Por: Lara Costa • 18/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.986 Palavras (8 Páginas) • 1.093 Visualizações
- Explique a hipótese que o autor apresenta no início do texto.
Uma das hipóteses de noções para o projeto urbano é que esse projeto está muito vinculado aos aspectos da imagem e dos mega projetos metropolitanos, de prestígio excepcional, promovido pela iniciativa pública incentivando as pessoas que geralmente se concentram em transporte, tecnologia, negócios e lazer. O que deveria ser feito, seria o governo não usar apenas de iniciativa estratégica, mas também capacidade operacional para melhorar ou transformar a maioria das questões problemáticas que enfrentam a criação de um projeto equilibrado.
- Quais são as três gerações de projetos urbanos apresentadas pelo autor, comente cada uma delas.
1ª: Aparece nos anos 60 com oTeam X e as intervenções propostas com novas dimensões que demonstravam claramente rejeição dos melhores arquitetos conhecidos, um urbanismo ambiciosos nas cinzas estados de Pós – Guerra. Ao mesmo tempo, esta abordagem deu incapacidade de compreender a lógica estender todas as transformações das cidades européias. Assim surgem as cidades genéricas (Bakema,Smithsons, Candilis, Hodgkinson, Womersley, Tange, os metabolists, Gregotti).
2ª: A segunda geração do projeto urbano começa com a crise dos anos 70 que levam à escolha de intervenções municipais e não estatal. Estes projetos mantêm a Arquitetura como sinal de identificação, mas se inscrevem em tecidos existentes (Rossi, De Carlo,Sola-Morales, Bohigas, Portzamparc, Ungers, Siza e como um modelo geral, a Berlin IBA). O projeto não investiu na ampliação de capital fixo urbana, mas no tipo e na linguagem, criando um espaço coletivo, articulado. Neste caso ainda está viva a esperança de contribuir para a requalificação do espaço.
3ª: A terceira geração de projetos urbanos não difere do anterior pelo tamanho nem pela composição funcional da operação. Mas o papel do arquiteto é imprescindível. O projeto tem um relacionamento e não ma hierarquia. O tipo de planejamento que caracteriza o projeto.
- Qual é a reflexão que o autor apresenta sobre a relação entre plano e projeto?
O governo tem o direito de exercer suas próprias funções de planejamento territorial e urbano. Em alguns casos, a delimitação de algumas transformações seria fornecida por um documento completo de regulamentação, tendo em vista a justificação do plano. Em outros casos, a possibilidade de levar a cabo uma determinada intervenção seria o resultado de uma catástrofe ou um evento, não dependente da entidade política local (Olimpíada/Barcelona). A diferença mais evidente entre uma intervenção gerada por um plano e uma gerada por um planejamento consiste na posição geográfica e na configuração espacial da área.
- Qual é o papel que as “oportunidades” exercem a programação de um projeto urbano?
Essas oportunidades (especialmente quando não são previsíveis) aparecem no momento em que o programa apresente uma característica específica. É no programa que define os termos financeiros, comercialização, organização e, freqüentemente, escolha técnica de consultores, bem como reconfirmar consenso de que pelo menos a viabilidade da intervenção. Dependendo aplicações são definidas em concorrência com outros programas de outras cidades, de acordo com termos referência predefinida.
5) Explique a importância e o processo de formulação de um programa para a elaboração de uma projeto urbano.
É no programa que define os termos financeiros, comercialização, organização e, freqüentemente, escolha técnica de consultores, bem como reconfirmar consenso de que pelo menos a viabilidade da intervenção. O programa é bem compreendido mais do que uma vulgar lista de alvos ou informações sobre o planejamento preliminar para construir volumes: um programa urbano deve tratar de questões de viabilidade de insfraestrutura, de utilização das existências de construção e ativos em sua capacidade de regeneração. O tempo do programa é, em geral, também a ocasião para negociações entre parceiros institucional e / ou privadas, conduzidas em alguns casos por órgãos municipais , em outros por sociedade mista e em outros por consórcios privados.
- O que é um gestor de grandes projetos?
São independentes dos proprietários, investidores ou designers. Dispõe de uma autonomia em relação a autoridade pública e tem como função a preparação do programa, a escolha autores e autores do projeto e as condições de viabilidade para conduzir projeto, liderando-o fase a fase.
7) Relacione projeto urbano e imagem arquitetônica mediática.
A importância da imagem arquitetônica mediática traduzida em conceitos de espaço público e tipologia arquitetônica justificam um resultado de visualização que não serve para a comercialização da intervenção, mas especialmente, para a avaliação das autoridades e partes interessadas, públicas e outros relacionados
impactos positivos ou negativos. As conclusões são posteriormente transmitidas como hipótese, para uma próxima fase do projeto em si.
- O que é um projeto-plano e um plano-projeto.
A certeza no projeto se dá pelas etapas, e as possibilidades dependem de respostas de efeitos catalisadores. Assim o projeto urbano adquire características de projeto-plano, quando atua através de transformações no plano-projeto.Isto se deve ao projeto urbano que é essencialmente um conceito utilizando de instrumentos de planejamento ou projeto de acordo com o
contexto, ou indução ao que será executado sucessivamente.
- Quais são: os tipos de projetos urbanos apresentados pelo autor, as ocasiões mais importantes e a localização dos projetos identificados pelo autor.
Porto de Lisboa, Porto de Génova, Guggenheim – Bilbao, Vila Olímpica – Barcelona
- Relacione Projeto Urbano, competitividade entre as cidades e capital privado.
Incentivar a concorrência se materializa,muitas vezes em detrimento da complementaridade "Network", que poderá reforçar a competitividade de territórios maiores. Além disso, o aparecimento de prestigiadas empresas privadas, ou agências da cidade vêm para a frente porque apoiar problemas externos resultou no fornecimento para a cidade de recintos relativamente fechadas em si, que tornam difícil divulgação dos efeitos de remodelação extensa no espaço público urbano.
...