Feira Central de Campina Grande
Por: Emmelyn Lopes • 25/8/2016 • Artigo • 2.991 Palavras (12 Páginas) • 587 Visualizações
CESED – CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO
FACISA – FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO
EMMELYN DANTAS LOPES
JOÃO FRANCISCO GONDIM ALBUQUERQUE OLIVEIRA
JULLIANE MARCELLE DOS SANTOS SILVA
KAIO MATHEUS LIMA ROCHA
NIKENEDY COSTA LINS
A FEIRA COMO EXPRESSAO DE UM POVO: A VISÃO DA AQUITETURA
CAMPINA GRANDE – PB
2014
EMMELYN DANTAS LOPES
JOÃO FRANCISCO GONDIM ALBUQUERQUE OLIVEIRA
JULLIANE MARCELLE DOS SANTOS SILVA
KAIO MATHEUS LIMA ROCHA
NIKENEDY COSTA LINS
A FEIRA COMO EXPRESSAO DE UM POVO: A VISÃO DA AQUITETURA
Ensaio de Artigo para obtenção da nota parcial da primeira unidade na disciplina de Metodologia do Trabalho Acadêmico, ministrado pela professora Celênia Macêdo, no curso de Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas.
Campina Grande – PB
2014
SUMÁRIO
RESUMO..............................................................................................................4
ABSTRACT...........................................................................................................5
1. INTRODUÇÃO..................................................................................................6
2. DESENVOLVIMENTO: FEIRA E ARQUITETURA............................................8
3. METODOLOGIA..............................................................................................12
3.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA.................................................................12
3.2 PUBLICO ALVO.............................................................................................12
3.3 TIPOS, FONTES E FORMAS DE COLETAS DE DADOS............................12
4. RESULTADOS E DISCURSOES.....................................................................14
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................15
REFERENCIAS....................................................................................................16
RESUMO
A feira é caracterizada como um ambiente de vendas e trocas econômicas de uma cidade, em Campina Grande não é diferente, além de ser um grande polo econômico também é considerada como um recorte patrimonial. A feira central de Campina é considerada um patrimônio material e imaterial, devido aos seus clássicos comerciantes que ali estão e aos edifícios construídos na época em que a feira foi criada. Caracterizada por umas das principais atividades da cidade desde sua formação, Campina Grande se destaca por ser uma das maiores cidades do interior do nordeste brasileiro, através de atividades comerciais diárias ao longo da formação da sociedade campinense. Atividade essa também característica da época do algodão (bastante marcante na história da cidade e que tem também, um valor material e imaterial na história da formação socioeconômica de Campina Grande), que se destacava por ser um dos maiores produtores nacional e internacionalmente. O valor que a feira central tem para a cidade, não é apenas comercial, no caso material, mas histórico, arquitetônico e sentimental, no caso deste imaterial, para um povo que sobreviveu e sobrevive dessa atividade tão presente na história da cidade, que começou com os tropeiros e boiadeiros nos escambos e se tornou um local de livre comercio e uma das atividades mais importantes da cidade de Campina Grande-PB inclusive para a economia da cidade.
Palavras-chave: feira, revitalização, patrimônio, valores.
ABSTRACT
The fair is characterized as a sales environment and economic exchanges of a city, in Campina Grande is no different, besides being a major economic center is also considered as a cut sheet. The central fair Campina is considered a material and immaterial patrimony, due to their merchants classics that are there and the buildings constructed at the time the show was created. Characterized by one of the main activities of the town since its formation, Campina Grande stands out for being one of the largest cities in the northeast, through daily training throughout the company Campinense commercial activities. Activity that also feature the season cotton (quite remarkable in the history of the city and also has a material and immaterial value in the history of socioeconomic formation of Campina Grande), which stood out for being one of the largest producers nationally and internationally. The value that the fair is central to the city, it is not just commercial, in case material, but historical, architectural and sentimental, in this case immaterial, for a people who survived and survives such activity as present in the city's history, which began with drovers and cattlemen in barter and became a place of free trade and one of the most important activities of Campina Grande-PB including the city's economy.
Keywords: fair, revitalization, heritage,values.
- INTRODUÇÃO
Este trabalho vai abordar como uma cidade veio a valorizar um dos principais centros de comércio e cultura do nordeste, a feira central destacou-se para os moradores da cidade de Campina Grande não só como um pólo econômico, mas como um monumento vivo que transmite uma história, iniciada com a aglomeração de povos e hoje apresenta todo o seu potencial, disponibilizando para as mais diversas classes sociais e gostos a sua cultura, é desta forma que vamos apresentar nosso trabalho, vivenciar a cultura que o local representa mostrando a sua importância para a sociedade.
Pensando na importância dessa área para a história cultural da nossa cidade, a revitalização desse espaço não poderia ser esquecida, tratando de acessibilidade, abertura das vias de locomoção dentro da feira, deixando evidente a história desse local e apresentando uma solução que não deixa de lado a cultura do local, mas mostrando que podemos trabalhar com a revitalização do espaço sem deixar de mostrar sua riqueza em detalhes e a vida das pessoas que ali trabalham.
Sobre a história da feira vamos abordar desde seu inicio até os dias de hoje, mostrando o seu potencial e o que disponibiliza para a população, apresentando as suas especiarias, iremos apresentar a cultura que o local possui e representa, e encontrar um forma de melhorar o seu espaço urbano sem perder a sua importância histórica para a sociedade.
...