Fichamento Livro Leitura sem Palavras
Por: Nathalia0611 • 18/11/2019 • Trabalho acadêmico • 445 Palavras (2 Páginas) • 389 Visualizações
Fichamento: Leitura sem palavras
FERRARA, Lucrécia D’Aléssio. Leitura sem palavras. pp. 22 – 29 (capitulo 3).
Para mudar o quadro de homogeneidade e transformá-lo em heterogeneidade, é necessário que o texto cause um valor, um predicado para captar a atenção, constituindo imagens valorativas que irão ser acionadas na mente receptora, causando atenção por essas sensações. Assim a sensação e a atenção são condicionantes para uma leitura.
Para que ocorra uma percepção através da sensação esta deve despertar a memória de toda a vida do receptor, e suas experiências culturais, e essa sensação produzira novas memorias, criando uma relação entre o passado e presente, que vai gerar pontos de convergência ou divergência, com o repertório do receptor.
Dessa complexa relação se constitui a leitura, diferentemente do texto verbal, onde ocorre uma leitura metalinguística, onde o discurso que utiliza o código para explicar o próprio código, a não verbal depende da produção de sua leitura, se concentrando nos signos, índices e traços de significação, onde será função do receptor produzir sentido ao texto.
A leitura não-verbal é feita de forma mais rápida, em movimento, pois ela se apresenta dispersa, e para acompanhar a acelerada associação de ideias, à medida que a atenção se desloca sobre ela.
Devido todas essas considerações é compreensível que o sentido entendido da leitura é relativo, e por ser muito rápida, sua verdade está também interligada a duração do movimento que a sustenta.
Ao mesmo tempo que os dois tipos de linguagem se complementam eles se contrastam, a verbal não é se ensinada como se lê, através de um encadeamento logico, já a não-verbal, envolve diversos outros pontos, como uma espécie de “olhar tátil”, não sistematizada, de forma mais dinâmica sem uma ordem preestabelecida, através de um conhecimento de experiência e capacidade associativa, como se interpretada.
A linguagem não-verbal é decifrada, onde se pode ler o que se dispõe, já na verbal ela não dá esse poder ao receptor.
A diferença entre decodificar e decifrar, decodificar está mais para referenciar o objeto da leitura, uma interpretação, identificando seu tempo e espaço, já decifrar supõe encontrar um sentido menos escondido do que que complexo, decifração está mais para um sentido oculto ou metafórico.
Por isso o objetivo da leitura não verbal vai muito além da decodificação, onde o ambiental onde se encontra é o início do processo de leitura, como condicionam, onde a leitura será uma produção de sentidos e não apenas uma vista técnica, como se o receptor participasse da concepção do texto e seu significado, já que ele o entende de acordo com suas vivências, isso é perceptível nas artes onde ela deixou de ser mimese da realidade, para u a forma mais insinuada do que explicita que se quer retratar.
...