Geologia rasc
Por: arkryu • 13/10/2015 • Relatório de pesquisa • 4.155 Palavras (17 Páginas) • 302 Visualizações
Sumário
1. INTRODUÇÃO
2. ENSAIOS REALIZADOS
i. IDENTIFICAÇÃO VISUAL E TÁCTIL
ii. DETERMINAÇÃO DOS ÍNDICES FÍSICOS
iii. ANÁLISE GRANULOMÉTRICA
iv.LIMITES DE ATTERBEERG
v. ENSAIO DE COMPACTAÇÃO
3. METODOLOGIA UTILIZADA
i. IDENTIFICAÇÃO VISUAL E TÁCTIL
ii. DETERMINAÇÃO DOS ÍNDICES FÍSICOS
iii. ANÁLISE GRANULOMÉTRICA
iv.LIMITE DE ATTERBEERG
v. ENSAIO DE COMPACTAÇÃO
4. RESULTADOS DOS ENSAIOS
i. IDENTIFICAÇÃO VISUAL E TÁCTIL
ii. DETERMINAÇÃO DOS ÍNDICES FÍSICOS
iii. ANÁLISE GRANULOMÉTRICA CONJUNTA
iv.LIMITES DE ATTERBERG
5. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
6. CONCLUSÃO
7. BIBLIOGRAFIA
8. ANEXOS
INTRODUÇÃO
Conhecer as propriedades e o comportamento do solo é de grande importância na engenharia civil, visto que tais características influenciam diretamente nas obras.
O objetivo deste relatório é caracterizar o solo recolhido de um talude próximo ao Departamento de Medicina da UFSCar. Para isso foram executados os seguintes ensaios: identificação visual e táctil, determinação dos índices físicos (teor de umidade pelo método da estufa, massa específica natural pelo método do torninho de talhagem e pelo método da balança hidrostática e massa específica dos sólidos através do picnômetro), análise granulométrica (sedimentação e peneiramento fino), limites de Atterberg (limite de liquidez e limite de plasticidade), além do ensaio de compactação. A partir dos dados obtidos foi possível determinar as características do solo coletado.
Localização:21°58'37.7"S 47°52'48.2"W
ENSAIOS REALIZADOS
IDENTIFICAÇÃO VISUAL E TÁCTIL
O principal objetivo do ensaio é a identificação e formulação da nomenclatura adequada a amostras de solo obtidas através de sondagens a serem utilizadas no ramo da construção civil. Para tal identificação utiliza-se do sistema sensorial, mas especificamente o tato e a visão. Nesta identificação pode-se caracterizar o solo por sua granulometria, plasticidade, compacidade, consistência, cor e origem de forma a dar uma prévia de quais serão os resultados encontrados em ensaios mais detalhados e que possuem um maior grau de confiabilidade a serem realizados.
A granulometria consiste no tamanho dos grãos do solo, que são divididos em dois grandes grupos: os solos grossos e os solos finos. Os solos grosso são aqueles em que mais da metade dos grãos são visíveis a olho nú, a exemplo temos as areias e os pedregulhos. Os solos finos são aqueles que mais da metade dos grãos não são visíveis a olho nú, como os siltes e as argilas.
A plasticidade é uma propriedade dos solos finos, quando submetidos a determinados intervalos de umidade estes sofrem deformações permanentes sem que haja fissuramento, ruptura ou grandes variações de volume.
A compacidade é uma propriedade dos solos grossos referente à sua compactação. Esta pode ser classificada em: solos fofos, pouco compactos, medianamente compactos, compactos e muito compactos.
A consistência é uma propriedade dos solos finos referente à facilidade que este pode ser deformado e pode ser classificada em: solos muito mole, mole, médio, rijo e duro.
DETERMINAÇÃO DOS ÍNDICES FÍSICOS
O Solo é formado por elementos dos três estados físicos: sólido, liquido e gasoso. Os minerais formam a parte sólida que se arranjam em uma estrutura porosa, a qual tem os seus vazios preenchidos por elementos nas fases liquida (água) e gasosa (ar).
Deste ensaio é possível obter os valores de umidade, massa específica natural, massa específica seca, massa específica dos sólidos, massa específica da água, índices de vazios, porosidade e grau de saturação.
O principal objetivo da determinação dos índices físicos é a caracterização do solo quanto à proporção de suas fases e suas condições a partir de parâmetros representativos de amostragem.
Para a realização deste ensaio foi seguida a NBR 6457/1986 que prescreve o método para a preparação de amostras de solos para a caracterização de solos quantoà massa específica ea massa específica aparente; e a NBR 6508/1984 que prescreve o método de determinação da massa específica, por meio do picnômetro, de grãos que passam pela peneira de 4,8mm.
...