Hidraulica
Por: Fabiano Maciel • 22/11/2016 • Trabalho acadêmico • 3.079 Palavras (13 Páginas) • 339 Visualizações
UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO[pic 1]
APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA
ITATIBA
2016
[pic 2]
[pic 3]
APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA
UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA
ANDRÉ FERREIRA DE SOUZA – RA 002 2014 01837
FABIANO MACIEL SILVA MOREIRA – RA 002 2014 01955
LUÍS PAULO PELLISON – RA 002 2014 01713
VANDERLEI CÂNDIDO DA SILVA – RA 002 2014 01834
[pic 8]
ITATIBA
2016
SUMÁRIO[pic 9]
Resumo 6
Introdução 7
1. Aproveitamento da Água de Chuva 8
1.2 Sistema de Aproveitamento da Água de Chuva 10
1.3 Área de Captação da Água de Chuva 14
1.4 Condução para Armazenamento e Pré Tratamento da Água de Chuva 16
1.5 Armazenamento da Água de Chuva 18
Conclusão 26
Bibliografia 27
LISTA DE ILUSTRAÇÕES[pic 10]
Figura 1 – Enfatizando a educação ambiental para crianças 8
Figura 2 – Esquematização de um sistema de aproveitamento de água da chuva e seus fluxos 10
Figura 3 – Sistema de fluxo total 11
Figura 4 – Sistema com Derivação 12
Figura 5 – Sistema com volume de retenção 12
Figura 6 – Sistema com infiltração 13
Figura 7 – Exemplo de funcionamento de um sistema de aproveitamento de água da chuva combinado com abastecimento de água potável 14
Figura 8 – Áreas de captação de água da chuva. 15
Figura 9 – Caixa de areia para filtragem da água da chuva captada em telhados. 17
Figura 10 – Reservatório de pré-tratamento por descarte do escoamento inicial. 18
RESUMO
O aproveitamento da água da chuva no meio urbano vem ganhando interesse por parte da sociedade devido aos benefícios que está pratica proporciona, seja econômico, ambiental e contra alagamentos urbanos. Este interesse pode ser percebido pelo surgimento de regulamentações governamentais e comercialização no mercado nacional de produto específicos para a captação, tratamento e armazenamento de água.
Assim quantificar os benefícios é um ponto chave para que o aproveitamento da água da chuva torne-se popular no ambiente urbano. Dentre os benefícios mensuráveis, a redução de alagamentos urbanos é o menos abordado.
Os sistemas de aproveitamento da água da chuva, vem desde a antiguidade, que nesta época era utilizado para subsistência e hoje utilizamos para ajudar a escassez deste recurso, que é finito, e a cada ano que passa este bem está se tornando cada vez mais raro. Também abordaremos neste relatório as normas para captação da água da chuva em telhados residências, como é feita a captação, o armazenamento e tratamento da água captada. Todos os itens abordados serão ilustrados para melhor exemplificar como todo o processo é feito.
INTRODUÇÃO.
O crescimento populacional das últimas décadas fez com que o processo de urbanização das grandes metrópoles ocorresse de forma acelerada, sem o correto planejamento dos melhoramentos públicos, principalmente quanto aos projetos de captação da água de chuva.
Devido ao avanço das edificações e pavimentações das vias urbanas, a impermeabilização do solo cresceu proporcionalmente, fazendo com que as águas pluviais antes infiltradas no solo permeável, passassem a escoar superficialmente sobre o pavimento impermeabilizado, indo direto para os mananciais sem nenhuma utilização.
Com o aproveitamento da água da chuva o escoamento então é captado pelos telhados sendo em residências, prediais ou industriais, ou também pelo pavimento permeável dos sistemas de drenagem nas vias urbana, toda água captada é conduzida a uma cisterna para reutilização, podendo ser utilizado nas bacias sanitárias, irrigação de plantas, lavar ruas, praças e etc.
O presente trabalho irá apresentar um breve histórico sobre o aproveitamento da água da chuva, que na antiguidade era utilizado para subsistência e que atualmente é utilizado principalmente como projetos de sustentabilidade, para manutenção dos reservatórios na época de estiagem. Será ilustrado com figuras que nos mostrará como é feito a captação da água da chuva pelo telhado nas residências e seu armazenamento e cuidados para poder utilizar a água de forma mais consciente.
- APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA.
O aproveitamento de água da chuva é uma técnica para suprir a demanda de água das atividades humanas conhecida há décadas. A data que esta técnica surgiu não é conhecida, existem registros que evidenciam a existência de estruturas para armazenamento de água de chuva anteriores a 3000 a.C.
A história da humanidade é fortemente influenciada pela demanda por água, vemos que o desenvolvimento de sistemas de abastecimento foi necessário a partir de quando o homem passou a viver em aglomerados urbanos, pois o adensamento de pessoas exigiu alguma garantia de atendimento, tanto de qualidade quanto de quantidade de água fornecida à população. Hoje em dia isso ocorre sem que muitos dos consumidores saibam que a água teve origem a quilômetros de distância, e que passou por um complexo tratamento. (Kobyianna 2002).
...