TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Arte

Por:   •  7/9/2015  •  Resenha  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

História da Arte – Retorno ao clássico

Adão e Eva expulsos do Paraíso, 1401 a 1428 – Capela Brancaccia, Florença.

Período do Renascimento – Pintor Masaccio.

A pintura de Masaccio foi a primeira ser criada com aspectos realistas, o pintor conseguiu trazer a realidade em suas obras, mas, seguindo o padrão clássico grego com características iguais das estátuas.

Neste afresco, Masaccio conseguiu transmitir perfeitamente as expressões dos personagens, fica nítido que Adão e Eva ao serem expulsos do Paraíso, ficam desolados, Adão chorando e Eva lamentando, cobrindo o corpo com vergonha e o Anjo os expulsando com expressão de autoridade.

Glorificação de Santo Inácio, Igreja de Santo Inácio – Roma – Pintor Andrea Pozzo – Pintura Barroca, com técnicas Trompo-I’oeil.

O Arquiteto e Pintor Andrea Pozzo, ficou mais conhecido quando começou suas pinturas em perspectiva em tetos de igrejas e palácios.

Conseguimos ver que ao centro está Cristo, e para ele convergem todas as linhas de fuga da composição, os desenhos menores dão a sensação de longevidade e os maiores de aproximidade, parecem ser anjos e santos, uns parecem voar, outros cair, outros parecem estar se apoiando. Pozzo conseguiu transmitir a sensação de contato do céu e da terra, com esses efeitos de profundidade, ao mesmo tempo em que tornou a obra realista, transmitiu emoção.

Vocação de São Mateus (1600) – Obra de Michelangelo Merisi, CARAVAGGIO – Estilo Barroco

Caravaggio foi um pintor diferenciado dos outros, pois, o mesmo saiu do clássico e do comum, deixando de usar como modelo para suas obras pessoas delicadas e consideradas bonitas, por pessoas comuns, crianças de rua, mendigos, prostitutas, para serem ilustradas em seus quadros, sem medo de representar “o feio”.

Em sua obra Vocação de São Mateus, utilizou luz e sombra para passar o efeito de iluminação, vindo de Jesus, que com a mão estendida parece chamar o menino que seria Mateus, usou um espaço real, conseguiu transmitir originalidade na imagem, percebemos a admiração e o susto das pessoas ao verem Jesus na sala e também conseguiu focar com a luz o que realmente deveria chamar atenção.

Apesar de serem obras com técnicas, artista e épocas diferentes, existe semelhança entre as mesmas.

A primeira imagem é do tempo do Renascimento, onde o artista consegue ilustrar o real, com expressões nos rostos dos personagens e profundidade na imagem, fazendo o observador acreditar que aquela imagem é real.

A segunda e a terceira imagem foram do período Barroco, onde os artistas também ilustravam o real, usavam a luz, sombras e a perspectiva para representar profundidade, conseguindo representar na imagem a vida real.

A única diferença do Renascimento para Barroco, é que o estilo renascentista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com