Historia Rio de Janeiro
Por: jordanacs • 26/4/2016 • Trabalho acadêmico • 342 Palavras (2 Páginas) • 330 Visualizações
História do Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro foi descoberta no dia 1° de Janeiro de 1502 por uma expedição portuguesa comandada por Gaspar lemos que acreditou ter chegado em uma grande baia nomeando a de baia do Rio de Janeiro. Porém, décadas se passaram até o início da colonização, e lutas foram armadas na disputa de riquezas naturais como o pau-brasil. Os franceses foram um dos povos que enfrentaram os portugueses competindo no comercio madeireiro.Com tantas disputas o governo português decide colonizar o território em 1530, expulsando os franceses em 1576, com esta expedição o rio de janeiro foi fundada em 1 de março de 1565 pelo explorador Estácio de Sá.
Devido a posição estratégica da cidade na bacia de Guanabara desenvolveu se uma zona portuária e comercial aumentando a população da cidade e as disputas tanto territoriais quanto comercias. Porém as minas, que estabeleceu o rio como uma ponte para a Europa, se esgotaram e a competição de outros países com o pau brasil trouxe crise a cidade.
Com a chegada da família real portuguesa, em 1808, houve um grande crescimento demográfico e econômico. Este rápido crescimento ocasionou diversos problemas que inda são existentes na cidade de hoje.
A realeza trouxe vida à cidade, com uma comitiva de mais de dez mil pessoas. Junto com a comitiva vieram artistas incumbidos de retratar a sociedade e a natureza e ainda as profundas reformas urbanas. Nesta época começaram a ser criados grandes marcos da cidade, entre eles: Jardim Botânico, Museu Nacional de Belas Artes, Banco do Brasil e a Biblioteca Nacional. Foi também nesta época que os cafezais atingiram Angra dos Reis e Paraty, evoluindo para o Vale do Rio Paraíba do Sul até as encostas da serra. [Soul Brasileiro,2013]
A cidade do rio de janeiro conheceu seu maior esplendor entre 1920 e 1950, quando pessoas do mundo inteiro vinham atraídas pela sua imagem romântica, seus cassinos e suas belezas naturais. Hoje a cidade maravilhosa é a capital do estado e a segunda maior metrópole brasileira, com mais de seis milhões de habitantes.
...