IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDEDOR : BARRALCOOL
Por: Jackeline Silva • 8/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.283 Palavras (10 Páginas) • 287 Visualizações
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
OBJETIVOS
1 IDENTIFICAÇÃO
1.1 IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDEDOR
1.2 IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
1.3 LOCALIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO E ÁREA DE INFLUÊNCIA
2 ANÁLISE DE IMPACTOS
2.1 POPULAÇÃO
2.2 IMPACTOS CAUSADOS PELAS QUEIMADAS
2.3 IMPACTOS CAUSADOS PELO USO DE AGROTÓXICOS
2.4 IMPACTOS CAUSADOS PELA VINHAÇA
2.5 ÁGUA
2.6 VALORIZAÇÃO IMOBILIARIA
3 CONCLUSÕES
3.1 IMPACTOS NEGATIVOS
3.2 MEDIDA MITIGADORAS
REFERÊNCIA
APRESENTAÇÃO
Todo e qualquer edificação, independentemente de onde será implantada no espaço urbano ira repercutir enquanto causa ou efeito de um conjunto de relações socioculturais, econômicas e políticas na área que se insere. É por este conjunto de relações que denominamos o Impacto de Vizinhança (EVI), que podem ser tanto negativos como positivos sobre seu entrono, variando de acordo com a escala do empreendimento inserido no meio.
O estudo de Impacto de Vizinhança é, portanto, um documento que tem por finalidade produzir uma análise minuciosa e objetiva dos impactos e efeitos causados pela ocupação da estrutura física na área em que ocupa, tendo como orientação o Estatuto da Cidade, lei n° 10.257/2001, que antecipa as medidas para garantia da qualidade de vida da população urbana que habita em seu entorno.
O presente estudo trata-se da análise de uma edificação de grande porte destinada a uma usina que produz derivados da cana-de-açúcar, como álcool e açúcar e biodiesel, que possibilitou a identificação dos impactos associados à sua implantação e localização, bem como a adoção de medidas que minimizam os impactos e programas adequados.
OBJETIVOS
Seu objetivo é exatamente estabelecer os efeitos causados pela implantação de uma atividade ou empreendimento privado ou público em uma área urbana, sendo positivos ou negativos, observando como será afetada a qualidade de vida da população residente nas proximidades, avaliando sua magnitude, abrangência e definindo medidas mitigadoras para os impactos negativos identificados. Servindo como avaliação para adequação ou não do empreendimento, fazendo com que se obtenha “licenças ou autorizações de construção, ampliação ou funcionamento a cargo do Poder Público municipal” (art. 36).
1 IDENTIFICAÇÃO
1.1 IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDEDOR
Nome ou razão social: Usina Barralcool S/A [pic 1]
CNPJ: 33.664.228/0001-35
Representante Legal: Dante Petroni Neto
1.2 IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
Atividade: Usina sucroalcooleira, que produz bioetanol, açúcar, bioeletricidade e biodiesel através da cana-de-açúcar.
Local do Empreendimento: Rod. MT 246 Km 3,5 Distrito Industrial em Barra do Bugres – MT.
1.3 LOCALIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO E ÁREA DE INFLUÊNCIA
Localizado em Barra do Bugres – MT, município esse que tem sua principal atividade economia alimentada pela produção de açúcar e etanol, gerada pela Barralcool, abriga a edificação que foi planejada de forma a atender as exigências necessárias da legislação municipal em vigor, utilizando de formas adequadas para seu funcionamento. Seu acesso é realizado pela Rodovia MT 246, km 3,5 - Distrito Industrial.
[pic 2]
2 ANÁLISE DE IMPACTOS
O município se deu origem a partir da exploração de diamantes nas proximidades do rio Paraguai, já no século XIX, tendo outros meios e alimentar sua economia até chegar a cana-de-açúcar, que ocorreu a partir da construção da Rodovia MT-246, na década de 1970, ligando Barra do Bugres a Cuiabá, incentivou a implantação de grandes projetos de agricultura, pecuária e agroindústria, mudando o panorama da cidade com a chegada das usinas de cana-de-açúcar.
A Barralcool instalou-se no município em 1980, um grupo de proprietários de grandes fazendas de gado, iniciando o plantio da cana em larga escala. Nos primeiros anos de funcionamento da Barralcool, o gado cedeu espaço ao plantio da cana-de-açúcar, oscilando seu crescimento durante todo o período.
Enquanto isso, a produção agrícola dos principais alimentos se reduzia. Os dados do IBGE evidenciam o fato de que a expansão da cultura da cana-de-açúcar se dá em prejuízo das principais culturas alimentares, diminuindo sucessivamente seu número de hectares.
[pic 3]
Fonte: Próprios autores, com base no IBGE 2015
Assim, o plantio da cana e seu processamento são, de longe, as atividades econômicas predominantes. De acordo com o IBGE, havia uma área total de 53 mil hectares ocupados pela cana-de-açúcar em 2012.
2.1 POPULAÇÃO
Barra do Bugres está localizada na região Centro-Sul do Mato Grosso, nas proximidades da Bacia do Alto Paraguai. Sua população segundo o IBGE foi estimada em 33.700 mil no ano de 2015.
[pic 4]
Fonte: Próprios autores, com base no IBGE 2015
Por motivos de logística para melhor transporte da cana-de-açúcar, a área de cultivo esta geralmente localizada em um raio que varia entre 30 e 40 quilômetros a partir da usina de processamento da cana. Como consequência toda essa área pode se tornar interesse da empresa, de acordo com sua capacidade instalada para a produção industrial e de sua plane utilização. E é esse um dos fatores que gera maior parte dos problemas sociais decorrentes dessa atividade.
...