IDENTIFICAÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DE ESPÉCIES
Por: Vanessa Dutra • 25/4/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 430 Palavras (2 Páginas) • 163 Visualizações
IDENTIFICAÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DE ESPÉCIES
- Jardim interno: azaleias
[pic 1][pic 2]
Foto 01 : Jardim criado em varanda. Paisagista Ivani Kubo
Originárias da Ásia e da China, as azaleias (Rhododendron simsii) se enquadram na categoria de arbusto e cerca viva, possuindo flores perenes com folhagem verde escura. Suas flores possuem coloração diversa, variando entre o branco,rosa,vermelha ou cores mescladas.
Seu porte também é variado, entre quarenta centímetros e um metro e vinte, permitindo que sejam plantadas desde em vasos, para formações de maciços, e as mais altas conseguem formar cercas vivas. A espécie também é preferida para ser utilizada na técnica milenar do bonsai.
Devem ser cultivadas em solo composto de terra de jardim e terra vegetal (mistura de matéria orgânica animal e vegetal em decomposição), com regas regulares e sol pleno. Não é necessário aplicar cal na terra (técnica chamada de calagem, onde óxido ou hidróxido de cálcio são misturados ao solo com a finalidade de corrigir deficiências físicas, químicas e biológicas causadas pela acidez) já que são espécies que apreciam terra ácida. As azaleias gostam muito do clima frio e sua poda deve ser feita de forma cuidadosa no final de sua floração. Sua reprodução é feita através de estaquia, uma reprodução assexuada onde se utilizam raminhos, raízes, folhas ou caules.
- Jardim Externo: Estrelítzia
[pic 3] [pic 4]
Foto 01 : Jardim criado em prédio residencial por EKOA Paisagismo.
A estrelítzia é uma planta herbácea muito popular e tradicional. Seu nome científico é “Strelitzia reginae”, originarias da África, África do Sul. O nome popular é Estrelítzia, Ave-do-paraíso, Estrelitza e Flor-da-rainha. Sua altura chega à 0,9 até 1,8 metros.
A espata é o bico, e serve de bainha para as flores que emergem de coloração laranja, com anteras e estigmas azuis, em forma de flecha. As inflorescências da estrelítzia são formadas durante o ano todo, mas principalmente no verão e são muito duráveis e largamente utilizadas como flor-de-corte. Há ainda uma variedade de flores amarelas. Possui um ciclo de vida perene.
É uma planta muito rústica, sendo adequada para o plantio isolado ou em grupos, como maciços, renques ou bordaduras. Exige pouca manutenção, apenas semestrais para estimular a floração. É indicada para jardins tropicais e para o litoral por tolerar os ventos e a salinidade do solo.
Devem ser cultivadas à pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, bem drenado, e enriquecido com matéria orgânica, regados regularmente. Tolera geadas fracas e aprecia o clima ameno dos subtrópicos.
...