INTERVENÇÃO URBANA EM DUBAI (BURJ AL ARAB)
Por: AmandaKellen • 7/6/2016 • Projeto de pesquisa • 3.937 Palavras (16 Páginas) • 898 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
Amanda Kellen Santana Santos RA: C63DEC-3
Cristi Helen Gomes Pereira RA: C454DI-0
Dayane Gonçalves Oliveira RA: C45931-3
João Pedro Moreira Pires RA: C617JD-9
Kelly C L B Campos RA: C685313
Marcela Augusta Soares Maciel RA: C607IA-1
Maycon Douglas de Sousa RA: C679IB-0
Renata Ribeiro T. RA: C380022
TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO
INTERVENÇÃO URBANA EM DUBAI (BURJ AL ARAB)
GOIÂNIA
2015
Amanda Kellen Santana Santos RA: C63DEC-3
Cristi Helen Gomes Pereira RA: C454DI-0
Dayane Gonçalves Oliveira RA: C45931-3
João Pedro Moreira Pires RA: C617JD-9
Kelly C L B Campos RA: C685313
Marcela Augusta Soares Maciel RA: C607IA-1
Maycon Douglas de Sousa RA: C679IB-0
Renata Ribeiro T. RA: C380022
TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO
INTERVENÇÃO URBANA EM DUBAI (BURJ AL ARAB)
[pic 1]
GOIÂNIA
2015
Sumário
1. INTRODUÇÃO01
2. HISTÓRIA02
2.1 ERA PRÉ-PETRÓLEO02
2.2 CONSOLIDAÇÃO E DESCOBERTA DO PETRÓLEO03
3 GEOGRAFIA04
3.1 DEMOGRAFIA05
3.2 GOVERNO E POLÍTICA06
4. ECONOMIA 06
5. INFRAESTRUTURA07
6. BURJ AL ARAB09
6.1 PROJETO DE INTERVENÇÃO URBANA10
6.2 CURIOSIDADES12
6.3 CONSTRUÇÃO/GALERIA DE FOTOS BURJ AL ARAB...................................13
6.4 FICHA TÉCNICA.................................................................................................13
7. CONCLUSÃO........................................................................................................14
8. BIBLIOGRAFIA.....................................................................................................15
1. INTRODUÇÃO
As intervenções urbanas agem nos meios públicos/privados, modificando o ambiente visual, procurando recuperar a base econômica das cidades, além de outros objetivos.
Em Dubai a receita do emirado é proveniente do turismo, do comércio, do setor imobiliário e dos serviços financeiros e tem atraído a atenção mundial por seus projetos imobiliários e acontecimentos esportivos. Entre as obras que mais se destacam na cidade, está a construção do Burj Al Arab, o hotel autônomo mais alto do mundo, bem como a criação de novos empreendimentos residenciais que foram usados pelo mercado de Dubai, para fins turísticos.
Construído em uma ilha artificial à 280m da costa, possui o formato de vela que o torna majestoso diante de sua enorme estrutura metálica e de vidro. O hotel Burj Al Arab atrai milhares de turístas todos os anos devido ao seu luxo e beleza.
2. HISTÓRIA
Muito pouco se sabe sobre a cultura pré-islâmica no sudeste da Península Arábica, sabe-se apenas que muitas das cidades antigas na área eram centros de comércio entre os mundos Oriental e Ocidental. Os restos de um antigo manguezal, datados em sete mil anos, foram descobertos durante a construção de linhas de esgoto perto de Dubai Internet City. A área foi coberta com areia cerca de cinco mil anos atrás, como o litoral recuou para o interior, tornando-se uma parte da costa atual da cidade. Antes do Islã, o povo desta região adoravam Bajir (ou Bajar).
Os impérios Bizantino e Sassânida constituíam as grandes potências da época, com o Sassânidas controlando grande parte da região. Após a expansão do islamismo na região, o califa omíada, do mundo oriental islâmico, invadiu o sudeste da Arábia e expulsou os Sassânidas. As escavações realizadas pelo Museu de Dubai, na região de Al-Jumayra (Jumeirah) indicam a existência de diversos artefatos a partir do período omíada.
2.1 Era pré-petróleo
No início do século XIX, o clã Al Abu Falasa (Casa da Al-Falasi) da tribo Bani Yas estabeleceu-se em Dubai, que ficou sob controle de Abu Dhabi até 1833. Em 8 de janeiro de 1820, o xeque de Dubai e outros xeques na região assinaram o "Tratado de Paz Geral Marítima", com o governo britânico.
No entanto, a localização geográfica da cidade continuou a atrair comerciantes e mercadores de toda a região. O emirado de Dubai reduziu então a carga fiscal sobre o comércio, o que atraiu comerciantes de Sharjah e Lengeh Bandar, que eram os principais centros comerciais da região na época.
[pic 2] [pic 3]
Imagem aérea da cidade nos anos 1950. Dubai, na década de 1960.
Desde a sua criação, Dubai entrava constantemente em desacordo com Abu Dhabi. Em 1947, uma disputa de fronteira entre Dubai e Abu Dhabi, no setor norte de sua fronteira comum, gerou uma guerra entre os dois estados. A arbitragem feita pelos ingleses e a criação de uma fronteira do leste ao sul da costa de Ras hasian resultou em uma cessação temporária das hostilidades.
...