Idosos nos anos 80
Por: klauscps • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 269 Palavras (2 Páginas) • 450 Visualizações
Nome: Claudemir Alves dos Santos
RA: 8403939198
Responsabilidade Social: a ética vivida nas Organizações
Quando se fala em Ética nas organizações, nota-se a preocupação que algumas empresas têm com relação a esse assunto. Ser ético na organização engloba uma serie de fatores, inclusive trabalhar o funcionário para que ele também se encaixe nesse perfil ético. Tanto a empresa quanto o funcionário e sociedade só têm a ganhar com uma empresa Ética. Nesses quesitos, podemos acrescentar ao funcionário um ótimo ambiente de trabalho, qualidade de vida, maior envolvimento com o trabalho e com seus parceiros dentro da empresa ética. Dessa forma a empresa também sai lucrando, pois terá um funcionário feliz, leal, idôneo, e, consequentemente, seu rendimento tende a aumentar. Também sabemos das dificuldades das empresas para se encaixar nesse perfil ético. Essa mudança não é tão rápida quanto parece. Trabalhar o ser humano requer paciência e tempo para que ele também se adeque a essas novas formas de ver a empresa e a si mesmo como sendo ético em tudo que faz.
No livro ética na gestão Empresarial, Francisco de Matos cita os dois tipos de empresa: a com Alma e a empresa sem Alma.
A empresa sem Alma suga seu funcionário visando apenas lucros para a organização, tendo assim, um funcionário infeliz, doente, sem fé.
Já na empresa com Alma tudo flui positivamente. O funcionário participa de tudo o que se refere aquela organização. Ele é um funcionário feliz, respeitado dentro da empresa, é ouvido.
Conclui-se que uma empresa Ética tem muito a ganhar nesses moldes. Essa é a empresa do presente e do futuro, visando beneficiar ambas as partes.
Fonte:
Ética na Gestão Empresarial
Gomes de Matos,Francisco
...