Intervenção Na Praça do Sebo Recife
Por: Elideize • 6/12/2016 • Projeto de pesquisa • 338 Palavras (2 Páginas) • 316 Visualizações
PROPOSTA
O presente projeto destina-se a uma intervenção na praça do Sebo, localizada na Avenida Guararapes, Recife; visando a melhoria do espaço, reorganizando o seu traçado, qualificando os espaços e potencializando o seu uso unindo as características históricas do local com ideias mais modernas de acessibilidade e mobiliário urbano.
SITUAÇÃO ATUAL
1 – Abandono
A praça está abandonada pela população, pelo fato não só da falta de infraestrutura como também a falta de conhecimento da população sobre a praça.
2 – Falta de visibilidade
As formas da praça dificultam o acesso físico e a visibilidade do espaço por seus usuários; onde possui acesso para pessoas com deficiências.
3 – Irresponsabilidade
Ao estudar a praça fica nítido o descaso dos órgãos responsáveis pela manutenção e segurança de praça que foi se tornando propícia ao tráfico de drogas, assaltos e mendicância.
4 – Falta Espaço de convivência
A praça atualmente cercada por grades, separa a praça em si do espaço dos bares. Porém essa forma de separação dos espaços atrapalha o fluxo de passagem das pessoas.
PARTIDOS ARQUITTETONICOS ADOTADOS
Para os problemas apontados, decidimos adotar os seguintes partidos arquitetônicos na elaboração do projeto:
1 – Ampliação da área da Praça
Recuando mais as mesas dos bares e restaurantes para mais próximos dos estabelecimentos e substituindo as grades de que limitam a praça por vasos com arvores não só aumenta o espaço de circulação e permanência da praça com cria um sentimento de que a praça está aberta a todos.
2 – Acessibilidade
Para melhorar o acesso à praça, é necessário o nivelamento das ruas que dão acesso a praça, tanto para quem chega através da Avenida Dantas Barreto quando para quem chega pela Rua Alarico Bezerra. Para a Avenida Dantas Barreto é previsto o nivelamento apenas da parte da avenida que dá aceso a entrada da praça, nivelando calçada, rua e o ponto dos ônibus. Para a Rua Alarico Bezerra a proposta é deixar rua e calçada no mesmo nível, priorizando o pedestre com e sem deficiência. Realocando os taxis para a Avenida Guararapes onde muitos já ficam estacionadas atualmente.
3 – Área de Permanência
...