Justificativa
Por: Gabriela Lazzarin • 4/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.098 Palavras (5 Páginas) • 3.879 Visualizações
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | TCC AU 39 |
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO | |
CARTA DE INTENÇÃO DE PROJETO | 2015.2 |
TÍTULO DO TRABALHO |
Clínica Estética e Spa Urbano
TEMA DO TRABALHO |
Executar um projeto de uma clínica estética e Spa urbano.
OBJETIVO GERAL |
Projetar um novo empreendimento estético e bem estar para a cidade de Concórdia e região oeste do estado de Santa Catarina, localizado próximo ao centro da cidade, de residências e locais de trabalho com infraestrutura necessária para atender procedimentos estéticos invasivos e dispondo simultaneamente de um spa urbano para tratamentos alternativos não invasivos que estimulem a renovação do corpo, mente e espírito através hidroterapia. O projeto visa garantir aos usuários um ambiente aconchegante, acessível e refugiado do estresse diário.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Projetar um espaço arquitetônico associando harmoniosamente a clínica estética com o spa urbano, resultando em um espaço funcional afim de agilizar os processos de tratamentos, transmitindo confiança e tranquilidade para os usuários
- Promover um espaço de luxo que reúna diversos serviços de bem estar
- Humanizar a arquitetura de uma clínica estética, integrando as legislações e as normas técnicas pertinentes ao tema, a relação do usuário com o espaço contemplando aspectos de caráter emocional e sensorial
- Infraestrutura para a instalação de equipamentos e tecnologias avançadas inexistentes na cidade
- Tornar o empreendimento referência em tratamentos estéticos e lazer, incentivando sua procura na região.
- Melhorar a qualidade de vida da população
- Mudar o conceito da população de somente tratar doenças, incorporando a ideia de prevenir males através de tratamentos alternativos.
- Propagar os benefícios da hidroterapia
- Estimular o desenvolvimento do turismo através do spa urbano, utilizando as vantagens naturais da região para benefício da nossa saúde.
JUSTIFICATIVA |
A escolha de projetar uma Clínica estética e spa urbano para a cidade de Concórdia tem como principal objetivo garantir procedimentos estéticos eficazes através de uma infraestrutura adequada inexistente na cidade. A cidade em que visa a implantação da clínica também é conhecida como capital do trabalho, sendo extremamente carente em relação a ambientes de lazer e relaxamento como spa.
Com o avanço tecnológico da indústria cosmecêutica, o crescimento em números de clínicas de estética e salões de beleza é notável em toda extensão brasileira, o mercado desse seguimento está em constante evolução, porém, os profissionais, muitas vezes, não possuem um espaço adequado e planejado para atuar, o que demonstra um grande número de ambientes residenciais e salas comerciais que sofreram ajustes para atender esses serviços e sociedade cada vez mais informada, têm se mostrado muito crítica em relação à qualidade de serviços e infraestrutura dispostas por esses empreendimentos, sendo assim, o investimento em um estabelecimento planejado e adequado para a respectiva função se torna-se economicamente viável.
Uma pesquisa realizada no ano de 2013 pela Mintel, Hábitos de Gastos do Consumidor, 42% dos consumidores da classes média investiram em cuidados estéticos, a pesquisa revela também que a maior procura por procedimentos estéticos é entre mulheres jovens de 16 e 25 anos somando 54%, enquanto mulheres acima de 55 anos atingiram somente 27%, esses dados afirmam que grande parte das mulheres são adeptas e preocupadas em melhorar, manter ou até mesmo transformar a aparência, hoje percebe-se que não só questão de vaidade, é necessário cuidar da imagem. Em relação a grupos socioeconômicos, não houve diferença significativas a classe AB investiu 46% em estética, enquanto a classe C atingiu 45%, demonstrando que a nova classe média também está aderindo a procura a centros estéticos.
Quando se refere a economia, o mercado vem crescendo em ritmo acelerado, nos últimos 5 anos o mercado cresceu 567% se tornando uma das áreas mais promissoras da economia do país, em 2014, os gastos dos brasileiros com beleza, estimados pelo Instituto Data Popular, chegar a R$ 59,9 bilhões sendo a região sul do Brasil responsável por movimentar R$ 8,4 bilhões desse valor. Conforme os dados do IBGE de 2010 a cidade de Concórdia possuí 68.621 mil habitantes sendo a população de mulheres em maior quantidade totalizando 34.850mil destas 25.866 mulheres estão entre a faixa etária de 15 e 70 anos, o público alvo da clínica em questão. A cidade de Concórdia se concentra entre a classe média, possuindo uma economia suficiente, embora a cidade de Concórdia tenha sido considerada uma das 10
...