METEP - Habitações em madeira no Núcleo Social Papa João XXIII
Por: Brunomaa • 3/5/2016 • Projeto de pesquisa • 358 Palavras (2 Páginas) • 316 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PESQUISA EM ARQUITETURA E URBANISMO
DOCENTE PROF. DR. ADSON CRISTIANO BOZZI RAMATIS LIMA
TRABALHO DE OBJETO DE ESTUDO
HABITAÇÕES EM MADEIRA DO NÚCLEO SOCIAL PAPA JOÃO XXIII
BRUNO MATHEUS ALVES FERREIRA
RA: 83789
MARINGÁ
2015
Habitações em madeira do Núcleo Social Papa João XXIII
Descrição
As habitações em madeira do Núcleo social Papa João XXIII começaram a ser construídas em 1972 e constituem um grande exemplo de habitação social de Maringá, foram construídas mais de cinquenta e cinco casas em madeira reaproveitada, madeira que fora doada pela prefeitura de Maringá, vinda de antigas escolas, e pela arquidiocese de Maringá, vinda de antigas igrejas e até mesmo da antiga catedral. Tais habitações são cedia á pessoas de baixa renda pelo programa social “Programa de Restauração do Vínculo Familiar, Sócio Educação e Conquista da Casa Própria” do próprio núcleo, as famílias beneficiadas pelo programa podem residir na casa por um período de até 5 (cinco) anos, tal método fez com que cada casa carregasse um grande acervo histórico.
Objetivos
O estudo dessas casas tem como objetivo a manutenção da história do projeto e dos materiais empregados. Uma vez que essas habitações estão sendo demolidas para dar lugar à novas edificações em alvenaria que proporcionam mais conforto ao residentes, cabe a nós criar registros de como eram, como foram feitas e como elas influenciaram as construções e processos de reciclagem futuros. O processo de reaproveitamento continuou a ser empregado e as casas, que já foram construídas com madeira de antigas edificações, foram recicladas e sua madeira utilizada para outros programas do núcleo social, tal como o ensino da marcenaria. A demolição das casas não pode levar a seu esquecimento, uma vez que elas deram início ao reaproveitamento de materiais, um assunto muito difundido e pesquisado hoje, mas que em 1972 não tinha grande importância.
Justificativa
A pesquisa se justifica pela importância de preservar dados sobre as casas em madeira do projeto social, um dos primeiros projetos de habitação social de Maringá, que também iniciou a reciclagem de materiais construtivos, uma vez que estas casas já estão demolidas, sem a preocupação da preservação histórica.
...