Materiais Não Convencionais Babum
Por: Laís Santos • 17/6/2019 • Projeto de pesquisa • 468 Palavras (2 Páginas) • 186 Visualizações
Bambu:
(Belo porque é simples e simples porque é belo)
Na construção civil são utilizados vários tipos de elementos construtivos, e a cada dia novos elementos são introduzidos nas obras. Alguns deles são utilizados em larga escala, como o concreto o aço e a madeira. Contudo existem outros materiais que vem sendo pesquisados e explorados em estruturas pelo mundo, com pensamento sustentável e ecológico preocupando com o futuro da construção civil mundial.
O bambu é uma matéria-prima muito utilizada em diversas partes do mundo para os mais variados fins, devido ao baixo custo. No Brasil, no entanto, ainda não se aproveita todo o potencial dessa gramínea gigante.
A espécie vegetal bambu pertence à família das Gramineae e apresenta mais de mil espécies espalhadas pelo mundo.
Pode ser um material presente em estruturas de pequeno, médio e grande porte. Com propriedades mecânicas e resistência a esforços suficientes para ser usado como material de construção, tem se mostrado um excelente elemento construtivo. Podendo ser utilizado de várias maneiras: estrutura de uma obra, arquitetura e acabamentos, na sua forma rústica ou combinado com outros materiais.
[pic 1]
Casa bambu - Brasil
Construídos em alvenaria estrutural de blocos de concreto, formando lâminas verticais entre as quais se introduzem painéis de bambu arranjados em espinha de peixe. O bambu sobrea a fachada, contribuindo para o comportamento térmico do edifício.
[pic 2]
Café - Vietnã
Composto de dois elementos principais: um edifício principal com um grande telhado horizontal feito de estrutura de bambu e uma cozinha anexa feita de armação e pedras de concreto.
[pic 3]
Casa Convento - Equador
Orçamento do projeto foi limitante, não podendo custar mais do que $15,000, razão pela qual foi fundamental o uso de recursos locais.
Vantagens de um projeto:
- Material tecnológico, barato flexível e com alta resistência, funcionalidade e estética pouca emissão de carbono leve redução do tempo de execução da obra, temperatura média interna de 3 a 4 graus Celsius.
- Devido a baixa condutividade do material substituiu quase 70% do cimento e aço, usados para estrutura sem comprometer força e usabilidade do prédio, economia nos custos da estrutura.
- Pode ainda ser utilizado na construção de pontes ou grandes estruturas devido a sua boa resistência a tração e propriedades físicas adequadas.
Características estruturais em bambu:
– Leveza, seu peso é bem menor se comparado ao de outros materiais;
– Resistência aos esforços de tração, flexão e compressão;
– Durabilidade, quando bem tratada, uma edificação em bambu pode durar por até três décadas;
– Economia, o emprego desse material pode representar uma diminuição de até um terço do valor total de um projeto;
– A extração do bambu é menos danosa ao meio ambiente; além disso, o material ajuda a prevenir erosões e regular as águas subterrâneas, é biodegradável, renovável e não poluente.
...