Memorial descritivo de obra
Por: Anaevm • 8/3/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 888 Palavras (4 Páginas) • 655 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE ARQUITETURA E DESIGN
ARQUITETURA E URBANISMO
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO IV – ORÇAMENTO
ANA ELISA VIANNA
GUSTAVO RUDEL
LÍVIA PASDIORA
MARIANA STROZZI
MEMORIAL DESCRITIVO
CURITIBA
AGOSTO\2013
SUMÁRIO
Explicação do projeto
Memorial Descritivo
Estrutura
Manta térmica
Telhamento
Calhas, Condutores Verticais e Rufos
Impermeabilização
3 Referências
Explicação do projeto
Residência unifamiliar para 4 pessoas em 315m² de área computável e não computável distribuídos em:
Subsolo (97m²) : Garagem com vaga para 4 carros, depósito, banheiro de serviço e rampa de acesso com 25% de inclinação
Térreo (101,60m²): Localiza-se a sala social, sala de jantar, lavabo, copa, cozinha, churrasqueira, lavanderia e jardim externo.
1º Pavimento (116,40m²): 2 suítes voltadas para norte com sacada e suíte máster voltada para oeste, com closet e banheiro com banheira.
Escada e Caixa D´água: Escada em 32 degraus e caixa d’água sobre barriletes em volume acima do 1º pavimento com acesso por alçapão.
Cobertura: Platibanda recuada, entre esta, cobertura com inclinação de 17% e para fora desta laje impermeabilizada. Cobertura da caixa d’água com inclinação de 23%.
Memorial Descritivo
Estrutura
A estrutura da cobertura será feita com a confecção de tesouras, espaçadas de 3 em 3 metros, usando guias de eucalipto, com 10 cm de largura, sendo duplas as peças inferiores. Sobre as tesouras serão apoiadas as terças, com dimensões de 5 x 7 cm e espaçamento de 1,5 m, também de eucalipto. As linhas terão seções de 6 x 20 cm, e as pernas, pendurais e travamentos, seções de 5 x 15 cm. Toda madeira a ser utilizada na execução de qualquer peça componente de estrutura de telhado, deverá ser de primeira qualidade, seca (grau de umidade não superior a 15%) e isenta de nós, brocas, rachaduras, grandes empenamentos, sinais de deterioração e quaisquer outros defeitos que possam comprometer sua resistência ou aspecto. Deve possuir travamentos suficientes para manter a estrutura rígida, além de possuir pontos de ancoragem chumbada na estrutura de concreto. Todas as peças de madeira deverão ser tratadas contra fungos e cupins.
A estrutura do telhado principal terá inclinação de 17%, e a do volume da escada, de 23%
Manta térmica
Manta térmica subcobertura com uma face metalizada em rolo de 25m². Aplicar com a face metalizada para cima, sobre os caibros antes da fixação das ripas. Emendas feitas com fita adesiva metalizada.
Telhas
Na cobertura serão usadas telhas de fibrocimento, marca Brasilit modelo ondulada, com espessura de 6mm, fixadas em estrutura de madeira utilizando parafusos com vedação e fixadores apropriados, seguindo a inclinação já existente. Os parafusos devem fazer a fixação da telha no ponto de cresta (ponto mais alto) da ondulação desta. A colocação deve ser iniciada a partir das bordas para a cumeeira. O telhamento deve ficar plano e as telhas devem apresentar perfeito encaixe com a fiada anterior.
Calhas, Condutores Verticais e Rufos
Calhas Calhaforte Quadrada Corte 25 em chapa galvanizada apoiadas em suportes parafusados no caibro de forma a obter inclinação de 2mm por metro de calha. Para a emenda entre calhas, esta deve ser limpa com álcool, aplicar silicone Vedacalha ou Sicaflex na extensão de contato entre as duas peças (mínimo 2cm); com as peças sobrepostas, executar fileira de furos com furadeira elétrica (broca 3,30+0,1mm) para posteriormente aplicar rebite pop 3,2x10,2mm com rebitador manual; para finalizar a emenda aplicar um fio de silicone Vedacalha ou Sicaflex. Nas extremidades aplicar terminal com bocal e ao centro aplicar emenda com bocal também da marca Calhaforte. Após instalação as peças devem ser tratadas internamente com impermeabilizante carboplástico nº 21 ou Neutrol.
...