O Acidente de Trabalho
Por: Marcelo Leal • 19/8/2020 • Abstract • 433 Palavras (2 Páginas) • 176 Visualizações
Os acidentes de trabalho ocorrem independente da vontade do trabalhador, e causam lesões físicas e até psicológicas a vítima, e em sua maioria, o atendimento imediato por outras pessoas evita sequelas e aumentam a chance de sobrevivência até que receba atendimento especializado. Porém a realidade é que poucos trabalhadores sabem o que fazer diante de um colega acidentado. E boa parte das indústrias brasileiras não possuem serviços especializados em saúde e segurança do trabalho presente a todo momento. Diante disso, esta pesquisa buscará caracterizar o nível de conhecimento em primeiros socorros em uma indústria de pequeno a médio porte, averiguar quais métodos de saúde e segurança estão implantados e realizar uma intervenção para conscientização da importância de tal conhecimento, dado que independente de sua profissão, em qualquer lugar que estiver, alguém poderá precisar de ajuda em algum momento. A prevenção de acidentes, bem como o atendimento e tratamento dos acidentes e mal súbitos no local de trabalho, deve ser de interesse de todos dentro de uma indústria, seja ela pequena, média ou grande. E com o número cada vez maior de indústrias e de acidentes relacionados ao trabalho no Brasil, este assunto deve ser cada vez mais abordado.
De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, de 2012 a 2018, o Brasil registrou 16.455 mortes e 4.5 milhões acidentes. Somente em 2017, foram registrados 549.000 acidentes de trabalho envolvendo óbitos, mutilações, afastamentos e incapacitações permanentes e temporárias (SEBRAE,2017) Num período de pouco mais de um ano, de 2018 a 29 de março de 2019, foram registrados no Brasil 802 mil acidentes de trabalho com 2.995 mortes. Com este aumento cada vez mais impactante, a preocupação com a saúde dos trabalhadores deveria ser algo notório em todos os setores, mas esta não é a realidade (FUNDACENTRO,2019).
A preocupação com a saúde do trabalhador, e a prevenção de acidentes é algo perceptível em poucas indústrias, em sua maioria de grande porte. E a realidade brasileira é que a maior parte de suas indústrias são de pequeno e médio porte, muitas vezes de origem familiar, onde a adoção de práticas de saúde e segurança são apenas as mínimas exigidas por lei.
Para que este cenário mude, medidas precisam ser implementadas. A conscientização sobre como reduzir os riscos e de como lidar com acidentados torna-se tão premente que nos leva às seguintes questões; com tantos acidentes acontecendo, o que poderia ser feito para minimizar as sequelas nas vítimas? Será que os trabalhadores conhecem as medidas que devem ser adotadas até que o atendimento médico possa ocorrer? Conhecem a importância dos primeiros socorros?
...