O Bem Material Imóvel Cidade Histórica/sítio Urbano
Por: sarinha.so • 2/9/2019 • Trabalho acadêmico • 908 Palavras (4 Páginas) • 154 Visualizações
centro historico de ouro preto
tipo de bem: ( bem material imóvel- cidade histórica/sítio urbano)
historico
Cidade cuja origem está ligada à descoberta do ouro aluvião pelos exploradores Antônio Dias de Oliveira e padre João de Faria Fialho, que ocuparam as margens dos ribeirões e os morros que circundam a cidade no inicio do séc XVIII, onde o minério era abundante. Pela junção desses vários arraiais foi elevada à categoria de vila em 1711 com o nome de Vila Rica. Com o grande desenvolvimento e crescimento dos arraiais e a sua junção, A cultura e a arte se desenvolvem como nunca e a riqueza das edificações e das festas populares marca uma época gloriosa para a região.
Em 1720 foi escolhida para capital da nova capitania de Minas Gerais.
em 1789 a cidade foi sede do movimento revolucionário conhecido como Inconfidência Mineira, no qual o objetivo se pautava na independência em relação a Portugal. A dificuldade em se retirar o ouro e os pesados impostos da Coroa criam um terreno bastante propício para o florescimento dos ideais revolucionários que pipocavam pela Europa e EUA. Surge entao o mártir, Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes), tornou-se o patrono cívico da Nação dentro desse movimento tão importante para a história da cidade.
Em 1823, após a Independência do Brasil se tornou oficialmente capital da província das Minas Gerais e passando a ser designada como Imperial Cidade de Ouro Preto
Nos últimos anos do século XVIII, a cidade começou a tomar o aspecto atual e chegou ao seu apogeu até regredir com a redução da mineração do ouro e com a decorrente mudança das atividades econômicas ( que passaram a se direcionar ao cultivo do café e criação de gado) no século XIX.
Isso fez com que em 1897, a cidade perdesse a condição de capital para Belo Horizonte.
Apesar do declínio do garimpo, a cidade continuou fazendo parte do circuito do ouro e o extrativismo mineral ainda é uma das suas principais atividades econômicas. Por sua condição histórica e localização privilegiada, o turismo é importante na região. E como ocorreu no passado, a vida cultural e artística de Ouro Preto continua bastante ativa e diversificada, destacando-se nacionalmente.
*escravidão: silenciamento.
caracteristicas
Ouro Preto reúne o maior e mais importante acervo da arquitetura e da arte do período colonial de todo o Brasil. A cidade foi construida nas ladeiras de uma região montanhosa, e erguem-se lá 13 igrejas monumentais, com altares banhados a ouro e imagens sacras, nos estilos barroco e rococó, entre outros elementos arquitetonicos e urbanisticos importantes, como praças, casarões, chafarizes, etc
A partir de meados do século XVIII, em substituição às técnicas de pau-a-pique e adobe, as construções passaram a ser de pedra e cal, expressão da riqueza propiciada pela exploração do ouro e do trabalho escravo. O ouro e o talento de excepcionais artistas - como o escultor Aleijadinho e o pintor Manoel da Costa Athaíde - possibilitaram a construção de monumentos que destacam a cidade na arquitetura mundial.
tombamento (por que foi tombado, tipo de tombamento, quando foi tombado)
A antiga capital de Minas conservou grande parte de seus monumentos coloniais e em 1933 foi elevada a Patrimônio Nacional, sendo, cinco anos depois, tombada pela instituição que hoje é o IPHAN. Em 5 de setembro de
...