O Classicismo
Por: Yasmin Lisboa • 21/3/2019 • Projeto de pesquisa • 290 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
Estética
Os bancos de praça pública, além de servir para descanso, também tem como função fazer parte de um cenário urbano, e normalmente se dá preferência a bancos funcionais. É preciso que ele interaja com a paisagem para que possa se tornar uma referência arquitetônica. Nos dias de hoje, a grande maioria dos mobiliários urbanos podem ser encomendados com uma aplicação de resinas que ajudam a preservar suas cores, mas também resiste a possíveis pichações.
O desempenho de seu material também está ligado a um bom projeto, o que torna o design do mobiliário urbano algo fundamental. Suas peças são determinadas na base de funcionalidade, racionalidade e emotividade, pois seu objetivo é criar um diálogo com o usuário para que cause ótimas sensações.
Opiniões de usuários:
“Poderiam ser mais agradáveis aos olhos, algo que conforte e dê vontade de se acomodar ali por algum tempo”.
[pic 1]
Fig 3. Centro de Itanháem – SP
Material
Geralmente bancos públicos são feitos de concreto armado pré-fabricado, por ser um material mais resistente e que suporta grande esforços e impactos, ainda mais em casos de vandalismo.
[pic 2]
Fig 2. Banco feito sob concreto armado pré-fabricado.
Há também o banco conhecido como “banco de jardim”, pois é muito utilizado em jardins, praças, praias, etc... O material utilizado em sua fabricação é a madeira plástica, que é fabricada a partir de reciclagem vários tipos de plásticos retirados do meio ambiente, com sua composição de fibras vegetais e polímeros plásticos tornando-o um material 100% ecológico, além de tudo, é um material resistente a chuva.
[pic 3]
Fig 3. Banco de madeira plástica.
Opiniões de usuários:
“Teria que ser algo de formato um pouco mais arredondado, de forma que não incomodasse ao ficar sentado por tempo um tanto prolongado”.
...