O Conceito do Restauro
Por: carinoliveira • 4/7/2018 • Resenha • 364 Palavras (2 Páginas) • 280 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – UCS
DOSCENTE: SANDRA BARELLA
DISCIPLINA: TECNICAS RETROSPECTIVAS
DISCENTE: CÁRIN DE OLIVEIRA
Síntese do capitulo 01 – O Conceito do Restauro - e 02 – A Matéria da Obra de Arte - do livro TEORIA DA RESTAURAÇÃO de Cesare Brandi:
Com o passar dos anos, ouve-se falar muito da importância da preservação dos patrimônios edificados de uma sociedade, entretanto muitas vezes é necessário utilizar-se da restauração, pois a partir da restauração podemos novamente garantir e proporcionar a eficiência do produto criado pela atividade humana. Neste primeiro capítulo do livro – o conceito de restauro – entende-se que o restauro não é somente o restauro da parte física/estética do produto, mas sim também o restauro histórico do mesmo, onde se tem por intenção de preservar por mais tempo as suas informações feitas em uma determinada época para a posterioridade.
Não se pode restaurar algo simplesmente por se querer restaurar, dendê ser levado em consideração o passado deste produto, como ele contribuiu para a sua época, fazer um reconhecimento da obra de arte, e proporcionar através do restauro uma nova interface sem causar falsas impressões ou de talvez tentar mudar seus sinais de passagem pelo tempo.
No segundo capitulo – A matéria da obra de arte -, a partir deste ponto deve-se ter a noção sobre a obra de arte em relação a matéria, que a obra de arte necessita dos meios físicos para existir, pois a matéria se torna clara, definível e inseparável em relação ao tempo e no lugar do restauro. A partir do momento que se identifica a matéria do objeto, ocorre a divisão em partes: a estrutura e o aspecto, tornando-os indivisíveis, porém sem interferência de uma sobre a outra.
Então, a matéria – estado de conservação - da obra de arte que irá definir o restauro ou não da obra de arte, e este restauro deverá ser feito de forma que garantirá de forma adequada o desenvolvimento e reprodução dos fragmentos originários da obra de arte. Sendo assim a restauração de uma obra de arte deverá ser motivada por um único objetivo, o da sua conservação para que a humanidade possa por mais uns tempos usufruir do seu uso.
...