O Conforto Acústico
Por: Amanda Barradas • 20/2/2019 • Trabalho acadêmico • 480 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
- Interação com outros fatores (temperatura, umidade, stress, etc.)
Alguns fatores que também influenciam na qualidade do som, são a temperatura e a umidade. O som, por ser uma onda de natureza mecânica, tem maior facilidade de propagação e meios mais “densos”, sendo assim, quanto mais quente e úmido for o meio, maior a velocidade do som, e menor a variação de absorção acústica (ondas sonoras que não são refletidas – não geram, ou geram pouca reverberação).
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
Os gráficos acima, demonstram os efeitos da absorção do som em função das distâncias, temperatura ambiente e variações da umidade relativa do ar. Podemos concluir que, quanto maior a variação de temperatura e maior umidade, há pouca variação de absorção sonora.
As características térmicas e acústicas dos materiais não são coerentes, isso significa que um bom material isolante térmico, não é necessariamente um bom material isolante acústico. Tomamos como exemplo o “isopor” – que é um excelente isolante térmico para baixa temperaturas, mas não é isolante acústico. Em contra partida, tem-se o “aço” como bom isolante acústico, mas deixa a desejar como isolante térmico.
Desta maneira, a arquitetura permite que, fazendo o uso dos materiais corretos em cada situação, uma edificação seja eficiente e ofereça condições compatíveis ao conforto humano independente de qual forem as condições externas. Em suas devidas proporções, essas reações geram bem estar, melhora de capacidade de trabalho, e até melhora nas condições de saúde.
“O homem tem melhores condições de vida e de saúde quando seu organismo pode funcionar sem ser submetido a fadiga ou estresse, inclusive térmico.” – (Manual do conforto térmico)
As reações de a diferentes temperaturas ocorrem devido a quantidade de calor que o organismo está perdendo. Quando as trocas de calor entre o ambiente e o corpo humano ocorrem sem maiores esforços, a sensação do indivíduo é de conforto térmico.
As reações ao frio (baixas temperaturas) ocorrem quando as condições ambientais proporcionam ao corpo perdas de calor além do necessário para a manutenção da temperatura interna. Assim, o organismo reage a partir de mecanismos automáticos, com o intuito de aumentar as combustões internas reduzindo as perdas de calor. Essa redução de trocas térmicas ocorre por meio da vasoconstrição, do arrepio, que possibilitam um aumento da resistência térmica da pele.
As reações a altas temperaturas - a sensação de “calor” - ocorrem quando as perdas de calor são menores do que as necessárias para a manutenção da temperatura interna do corpo humano. Novamente, por meio de mecanismos automáticos, o corpo proporciona condições de trocas de calor mais intensas. Essa redução das combustões internas ocorre por meio da vasodilatação e da exsudação – o suor.
Bibliografia:
- https://www.audioreporter.com.br/resenha/temperatura-e-umidade-afetam-o-desempenho-de-um-sistema-de-sonorizacao/
- Livro Manual de Conforto Térmico (Anésia Barros Frota e Sueli Ramos Schiffer)
...