O Entomologia Heteroptera e Homóptera
Por: Tullyo Machado • 11/2/2021 • Monografia • 286 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
[pic 1]
Psicologia e Educação II
Docente: Prof.ª Lorena Cavalcante
Discente: Tullyo Henrique L. Machado
Módulo XV - Encontros 4 - Psicanálise e educação
Análise: O papel da educação e do professor - Teoria psicanalítica freudiana.
Sintetizando psicanálise + educação, em Freud vemos que “a dinâmica afetiva é o que nos permite sobreviver à fragilidade em que viemos ao mundo”(FREUD..., 2019). Sendo assim, sob o olhar educacional, é de grande importância que os professor formem laços com seus alunos afim de transmitir confiança, segurança e deixar à vontade para que o ensino se torne algo mais prazeroso e dinâmico.
Os estudos psicanalíticos ajudam o educador na tarefa de educar, missão quase impossível de ser realizada com sucesso pleno. O professor precisa ajudar o aluno a buscar o seu equilíbrio na construção do eu (ego) para que a aprendizagem possa ocorrer de forma eficaz e contínua!
A Psicanálise para no educacional é reconhecee e trabalha com todos os processos que envolvem o processo de aprendizagem. Com isto, o professor por utilizar de seu conhecimento nas áreas de psicanálise e psicologia para compreender melhor os motivos de: por que queremos aprender, como aprender, e por que aprender, e como formar um vínculo com o aluno com o intúito dessas questões serem resolvidas. Assim, a educação entende como esses aspectos são estabelecidos e como podem ser manejados pelo educador para potencializar o processo educativo.
Juntas a psicanálise, psicologia e educação contribuem uma com a outra ao elucidar que o espaço educativo precisa também desenvolver trabalhos que abarquem o cuidado com os aspectos emocionais, já que é claro que esses fatores interferem significativamente no desempenho escolar do sujeito.
Referências:
FREUD e a Educação - Parte 1. Youtube: Draw My Class, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uB1VxO4KtbM. Acesso em: 18 jan. 2021.
...