O Estágio Curricular Supervisionado Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental
Por: Barbara Aviano • 20/5/2023 • Projeto de pesquisa • 1.360 Palavras (6 Páginas) • 134 Visualizações
[pic 1]
Relatório de Estágio Supervisionado Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Estágio Curricular Supervisionado(Universidade Cruzeiro do Sul)
[pic 2]
JESSIKA DA SILVA SANTOS
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
São Paulo – SP
2023
DADOS DO CURSO/ALUNO
Curso: Pedagogia (Licenciatura)
Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul
Nome: Jessika da Silva Santos
RGM: 27831132
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Ano/semestre de realização do estágio: 2023/1º (6º semestre)
Quantidade de horas realizadas: 102 horas.
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
Nome da escola: E.M.E.F Professor Jurandi Gomes de Araujo.
Endereço/ região da cidade em que se situa: Rua Visconde de Guedes Teixeira, 145 Itaim Paulista.
Dependência administrativa: Pública.
Ano(s) e nível(eis) escolar(es) observado(s): Ensino Fundamental I (1º ano
ao 5º ano)
Estrutura da Escola: A estrutura escolar é ampla, é divida em dois ambientes, uma para a educação infantil e o outro para o ensino fundamental I.
Na área do ensino fundamental possui sala de artes, sala de música e biblioteca que ficam em uma mesma sala, mas em ambientes separados, há um bloco de laboratório, cantina, sala de reforço, sala dos professores, sala de coordenação e secretaria. Na área externa, possui um parquinho com casa na árvore perfeito para a hora recreativa das crianças, um pequeno galpão com um palco para realização de eventos e brinquedos diversos.
A projeção física da escola contém bebedouros adaptados tanto para crianças quanto para adultos e um funcionário responsável por fazer medição de temperatura e higienizar as mãos com álcool em todas as pessoas que entram na instituição escolar, alunos, funcionários, pais e colaboradores e consta com vários ambientes para o auxílio da prática docente, suas salas de aula são amplas, arejadas, conservadas e limpas, possuem lousa branca, equipamento de som e projetor para aplicar em aula.
INTRODUÇÃO
O estagio é importantíssimo para a formação do profissional, pois faz a junção entre a teoria e pratica. Segundo Pimenta (2004), o estágio é o momento em que o professor pode ganhar uma identidade, pois ele ira conhecer práticas educativas, experimentas metodologias didático-pedagógicas e debater sobre os processos de ensino aprendizagem.
O presente relatório irá descrever uma experiência de estágio supervisionado no Cei Ninho Da Criança, que foi realizado no turno da manhã das 7:00 até 13:00, sob a supervisão da professora Isabel, durante 21 dias, neste período de observação foi possível vivenciar a rotina das crianças em sala de aula e através deste instrumento me possibilitou um maior desenvolvimento profissional.
Foi presenciado nos dias de atuação do estágio a otima relação entre todos os profissionais e alunos da escola, a gestão sempre presente e contribuindo com as professoras no que era necessário, e os demais funcionários sempre prestativos. As professoras são muito atenciosas, dinâmicas, pacientes, sempre tentando manter o cronograma das atividades e dedicadas com todos os alunos.
PERFIL DOS PROFESSORES
A composição da equipe é por profissionais da área de pedagogia, que dispõem de uma perspectiva de educação abrangente para perceber a necessidade individual de cada ser, nas suas habilidades a serem desenvolvidas.
Uma das funções do diretor escolar é acompanhar o planejamento do corpo docente e suas respectivas atividades, elaborar e efetivar as atividades da semana de forma continua, com o intuito de diminuir as dificuldades do desempenho do ensino e participar do rendimento dos alunos. Seu papel de diretor trás uma grande importancia e responsabilidade, o serviço a favor do desenvolvimento pedagógico, a administração dos professores e o conjunto familiar e escola.
O estágio possui a soma de 126 horas realizadas no Ensino Fundamental I, acompanhando a professora Isabel Cristina, uma profissional extremamente competente e apaixonada pelo que faz. Tem o domínio sobre os métodos avaliativos para o desenvolvimento dos estudantes em suas áreas de emocional, cultural, social e afetivo, com muita paciência e dedicação com todos.
NOME DO PROFESSOR | FORMAÇÃO ACADÊMICA | NÍVEL DE ENSINO QUE ATUA | TEMPO DE DOCÊNCIA | ÁREAS QUE MAIS SE IDENTIFICAM |
Isabel Cristina | Pedagogia | (1º ano ao 5º ano) | 10 anos | Alfabetização |
PRÁTICA PEDAGÓGICA/ ADMISTRATIVAS/FINANCEIRAS DOS
GESTORES
Segundo Luck há uma relação direta entre qualidade e liderança dos gestores e a qualidade do ensino e desempenho dos alunos, portanto a liderança é peça fundamental para o desenvolvimento do ensino dos alunos.
Visto a importancia do gestor no ambiente escolar, o corpo docente inicia suas aulas dando uma breve introdução sobre os conteúdos que irão abordar e dando seguimento pelo cabeçalho. A matéria de de Língua Portuguesa visa o desenvolvimento do pensamento crítico, além da construção dos sentidos da oralidade, escrita, senso lógico, os exemplos de atividades observadas foi leituras desenvolvimento textual, interpretar informações expressas em diversas situações, ditados e sequencias de lógicas das ideias
Na disciplina de matemática a professora aborda as quatro operações matemáticas, soma, subtração, multiplicação e divisão, realizando problemas para os alunos encontrarem a resolução de forma que os proprios tenham autonomia para responder e aprender a utiliza-las dentro e fora de expressões numéricas, os exemplos de atividades observadas são expressões numéricas, problemas de lógica, cálculos simples de porcentagem e números naturais escritos com 4 ou 5 dígitos.
Em historia e geografia é realizado a visualização de mundo em que moramos, que os mesmo identifique o seu espaço físico, cidade, país, família, culturas, como exemplos foi abordado em aulas a construção da árvore genealógica, organização de dados históricos em ordem cronológica percebendo e comparando sua temporalidade, maquetes e mapas gráficos de rua/bairro/cidade/país em que vive e o que e quem os compõem, as mudanças e permanências nas relações de trabalho em diferentes contextos e épocas e distinguir o trabalho escravo do trabalho livre e nossos antepassados.
...