O MANUAL DE USO E MANUTENÇÃO DE LINHA DE VIDA FLEXÍVEL VERTICAL FIXA
Por: rsbarbosa86 • 23/9/2022 • Projeto de pesquisa • 438 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
[pic 1]
MANUAL DE USO E MANUTENÇÃO DE LINHA DE VIDA FLEXÍVEL VERTICAL FIXA
TIPO – LINHA DE VIDA HORIZONTAL
Projeto - ESTR-512-003-R00 / ART 2020220129437
USO: 01 PESSOA POR TRECHO – CARGA MÁXIMA 1500kgf POR PONTO DE ANCORAGEM.
INSPEÇÕES PERIÓDICAS
Conforme ANEXO II – NR 35 – “Pelo menos uma vez a cada 12 meses, cada dispositivo de ancoragem deve ser submetido a uma inspeção periódica, conforme as instruções do fabricante.”
ADVERTÊNCIAS
Este equipamento só deve ser utilizado por pessoas treinadas e capacitadas para o uso á que se destina. A NR 35 em seu item 35.3.3.1 determina a obrigatoriedade do treinamento para trabalhos em altura.
- Todos os procedimentos deverão ser seguidos rigorosamente da forma que foi conduzido em treinamento de NR 35 por profissional capacitado.
- Método de resgate em eventuais acidentes devem ser planejados e treinados antecipadamente, Os equipamentos deverão estar disponíveis e as técnicas de resgate aplicadas em tempo hábil para manutenção da vida do acidentado.
- A manutenção, alteração ou modificação do produto só são permitidas sob autorização do fabricante e alteração em projeto quando necessário.
- Impactos importantes como a queda de usuário que permaneça em suspenção ou mesmo de parte da linha de vida, requerem avaliação para a continuidade do seu uso, pois partes da linha de vida podem ter sido danificada.
INSTRUÇÃO DE UTILIZAÇÃO
1 – Fixar o mosquetão de trava quedas, já fixado na linha de vida no ponto de ancoragem peitoral do cinto paraquedista.
2 – Direcionar o trava-quedas no eixo de 45º no ponto inicial, ainda no piso, com a linha de vida.
3 – Na finalização da utilização, realizar todo processo de forma reversa.
PLANO DE INSPEÇÃO
É de grande importância a inspeção visual do equipamento atentando-se ao estado físico da linha de vida e dos componentes de ancoragem sempre antes do início de qualquer trabalho.
A peça de ancoragem deverá ser inspecionada:
- Pelo usuário: antes e após a utilização
- Pelo responsável habilitado na empresa: periodicamente conforme determinação interna.
- Pelo fabricante: a cada 6 meses
- Principais pontos a serem observados na inspeção
- Partes metálicas: rachaduras deformações, cantos vivos, pontos de ferrugem ou início de oxidação, funcionamento de articulações e ausência de qualquer complemento da linha.
- Linha de vida: para toda a extensão da linha verifique nós, cortes, feixes quebrados, desgastes, principalmente no ponto de ajuste do tensionador, ausência de qualquer complemento da linha
MANUTENÇÃO
A cada três meses, deverá ser feita uma checagem para verificação de existência de alguma avaria (amassados, corrosão e qualquer deformidade) – segundo check list de manutenção.
MANUAL DE USO
Elaboração do Manual de uso:
...