O MODERNISMO BRASILEIRO
Por: Rafaela Ferro • 6/4/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 6.309 Palavras (26 Páginas) • 476 Visualizações
FACULDADE UNIARA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Larissa Cazare – 06416024
Rafaela Ferro Gonçalves – 06416087
Carina Moreira de Lima - 06416094
MODERNISMO BRASILEIRO – LINA BO BARDI
ARARAQUARA
2017
FACULDADE UNIARA
MODERNISMO BRASILEIRO
LINA BO BARDI
ARARAQUARA
2017
FACULDADE UNIARA
MODERNISMO BRASILEIRO
Trabalho de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo apresentado por Carina Moreira de Lima, Larissa Cazare e Rafaela Ferro Gonçalves, à Faculdade Uniara, como pré-requisito da conclusão do 3º bimestre, na área de Arquitetura e Urbanismo.
Orientador(a):
Prof.(a). SÁLUA KAIRUZ MANOEL POLETO
ARARAQUARA
2017
LISTA DE FIGURA
Figura 01 – Lina Bo Bardi 12
Figura 02 – Casa de Vidro 33
Figura 03 – Implantação- Casa de Vidro 41
Figura 04 – Planta térrea de denominação- Casa de Vidro 54
Figura 05 – Planta superior de denominação- Casa de Vidro 63
Figura 06 – Planta setorização- Casa de Vidro 63
Figura 07 – Planta setorização- Casa de Vidro 63
Figura 08 – Planta de circulação- Casa de Vidro 63
Figura 09 – Planta iluminação- Casa de Vidro 63
Figura 10 – Planta estrutural- Casa de Vidro 63
Figura 11 – Simetria, Fachada frontal e lateral- Casa de Vidro 63
Figura 12 – Geometria dos cômodos- Casa de Vidro 63
Figura 13 –Acesso principal- Casa de Vidro 63
Figura 14 – Escada- Casa de Vidro 63
Figura 15 – Integração natural- Casa de Vidro 63
Figura 16 –Análise do interior- Casa de Vidro 63
Figura 17 – Análise do interior- Casa de Vidro 63
Figura 18 – Cheio e vazio- Casa de Vidro 63
SUMÁRIO
LISTA DE FIGURAS .................................................................................................. 13
1. INTRODUÇÃO 13
2. BIOGRAFIA LINA BO BARDI 15
3. CONCEITO ARQUITETÔNICO 15
4. LEITUA DE PROJETO- CASA DE VIDRO 17
4.1 IMPLNATAÇÃO 19
4.2 SETORIZAÇÕES 19
4.3 CIRCULAÇÕES 19
4.4 ILUMINAÇÕES 19
4.5 ESTRUTURAS 19
4.6 SIMETRIA E GEOMETRIA 19
4.7 ACESSOS 19
4.8 INTEGRAÇÕES DA NATUREZA 19
4.9 INTERIOR E EXTERIOR 19
REFERÊNCIAS 21
1. INTRODUÇÃO
Em âmbito ao modernismo brasileiro, esta pesquisa tem como objetivo, expressar e detalhar a vida e trabalhos realizados pela a arquiteta italiana Lina Bo Bardi (1914-1992), natural de Roma porém foi no Brasil junto com seu marido Pietro Maria Bardi que ela se encontrou realmente nos meios da arte popular e Arquitetura. E foi em terra Brasileira que Lina se caracterizou ao período modernista do país. Por influências de pessoas como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Rocha Miranda, os irmãos Roberto, Athos Bulcão, Burle Marx, Portinari, o escultor Landucci, Marcos Jaimovitch, Assis Chateaubriand e outros, realizou trabalhos de grande reconhecimento e funcionalidade, entre eles, Museu de Artes de São Paulo (MASP), SESC Pompéia, Solar do Unhão, Igreja do Espírito Santo, Teatro Oficina, e em especial a Casa de Vidro, um dos projetos pioneiros do modernismo no Brasil, casa essa que será mostrado com mais detalhes neste documento, através de levantamentos de dados e visões técnica, tendo-se a leitura do projeto.
A casa foi construída 1951, é o projeto que melhor revela o estilo de Lina Bo Bardi, considerado um de seus trabalhos mais transcendentes e pessoais, sua própria casa, foi lá que ela e o marido, viveram por cerca de 40 anos. Como em todos os seus trabalhos, Lina, ultrapassava as paredes das edificações que projetava, pensando desde as plantas do jardim até o design do mobiliário, na Casa de Vidro não foi diferente, teve ainda mais
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