O Mobiliário Urbano
Por: Nayane Venancio • 19/6/2024 • Projeto de pesquisa • 958 Palavras (4 Páginas) • 119 Visualizações
DESIGN DE MOBILIÁRIO URBANO NAS CIDADES INTELIGENTES
- Tema
A urbanização não planejada e acelerada impõe desafios significativos às cidades, a infraestrutura, sustentabilidade e a qualidade de vida são os mais afetados nesse sistema. As cidades inteligentes podem ser uma alternativa viável para enfrentar esses desafios, com o desenvolvimento de diretrizes e práticas recomendadas para a criação de ambientes urbanos mais eficientes e sustentáveis. O mobiliário urbano é parte indispensável no planejamento das cidades, podendo ser adaptado às necessidades dos usuários, se tornando uma ferramenta de inclusão. No brasil alguns conceitos de cidades inteligentes estão sendo integrados em regiões metropolitanas, em São Paulo iniciativas como a implantação de lixeiras inteligentes, que tem a capacidade de compactar o lixo e avisar a central de coleta quando atinge 70% da sua capacidade de armazenamento, outro exemplo é a iluminação na orla da praia de Copacabana no Rio de Janeiro, utilizando os postes já existentes luminárias foram instaladas, a tecnologia fica por conta de monitoramento feito por câmeras dentro das luminárias, além de disponibilizar sinal de internet para os frequentadores locais.
- Objeto de Estudo
A inovação no design de mobiliário urbano para cidades inteligentes.
A pesquisa explora como a integração de elementos tecnológicos, sustentáveis e os princípios do design podem transformar e melhorar a experiência da população utilizando o mobiliário urbano.
- Revisão bibliográfica
Como base bibliográfica o livro “Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes: desenvolvimento sustentável num planeta urbano” (Carlos Leite, 2012).
O livro traz importantes debates a cerca das cidades inteligentes, menciona lugares onde intervenções de curto a longo prazo foram implantadas e as respostas dessas intervenções, traz perspectivas do que pode ser feito para o futuro de tantas outras cidades.
A Bibliografia para melhor compreensão do Design e como ele se relaciona em outras áreas é o livro “Design sem fronteiras: a relação entre o nomadismo e a sustentabilidade” (Lara Leite Barbosa, 2012). O comportamento nômade é analisado tendo em vista que eles não possuem moradia fixa, seja por necessidade ou vontade, a mobilidade e modo de vida nômade está totalmente relacionado a sustentabilidade.
2. Delimitação do problema dentro do objeto
Como o mobiliário urbano pode ser articulador social além de proporcionar conforto e qualidade de vida?
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) considera mobiliário urbano “todos os objetos, elementos e pequenas construções integrantes da paisagem urbana, de natureza utilitária ou não, implantados mediante autorização do poder público em espaços públicos e privados” (ABNT, 1986, p.1). Bancos, lixeiras, pontos de ônibus e postes de iluminação, compõem o mobiliário urbano, possibilitando inúmeros usos.
2.1 Hipóteses
- A participação da comunidade pode agregar valores ao desenvolvimento e implantação dos projetos.
- As necessidades e expectativas da comunidade podem ser atendidas.
- O uso de elementos culturais e históricos locais fortalecendo a identidade comunitária, pode despertar o sentimento de pertencimento e responsabilidade.
2.2 Objetivos
2.3 Geral
Observar como o design de mobiliário urbano pode contribuir para gerar conexões sociais e melhorar a qualidade de vida em cidades inteligentes, abordando aspectos tecnológicos, funcionais e sustentáveis, visando promover a eficiência urbana, a sustentabilidade e o contentamento local. A cidade de São Paulo é o local de estudo, a ideia inicial é ampliar o número de lixeiras inteligentes e a captação de energia solar através de poste autossuficiente.
2.4 Específicos
Investigar com a contribuição da comunidade garantir que o mobiliário urbano seja confortável e ergonomicamente adequado para todos os usuários.
Entender quais impactos a implantação das lixeiras podem causar.
3. Metodologia, procedimentos e estratégias
3.1 Métodos teóricos
A pesquisa utilizara a abordagem qualitativa, a coleta dos dados se dá de forma individual ou em grupo, tem base no caráter subjetivo, usando narrativas escritas e ou faladas.
A natureza da pesquisa é básica, e o objetivo da pesquisa é exploratória.
...