O Modelo de Fichamento
Por: junior1599 • 19/4/2022 • Monografia • 636 Palavras (3 Páginas) • 96 Visualizações
Olá, me chamo Orlando Júnior, sou aluno do curso de arquitetura e urbanismo, e no podcast de hoje vamos falar um pouco sobre a antropologia, que estuda o ser humano como um ser cultural, fazedor de cultura, e conhecendo alguns conceitos como a etnografia e o relativismo cultural.
E também você confere hoje um pouco sobre a ética, e alguns assuntos que divergem muitas opiniões, como a Igualdade de Gênero, Religião e Pluralidade nos conceitos de Família na sociedade atual.
Antes de começar, vamos entender um pouco sobre o que é a antropologia...
A antropologia estuda as culturas humanas no tempo e no espaço, suas origens e desenvolvimento, suas semelhanças e diferenças, e seu interesse é voltado para o conhecimento do comportamento cultural humano, adquirido por aprendizagens no convívio com a sociedade.
Analisar e entender a diversidade das culturas contribui para erradicar preconceitos derivados do ETNOCENTRISMO, fomentar o RELATIVISMO CULTURAL e o respeito à diversidade.
Para entender esses processos, devemos analisar primeiramente a cultura, que pode ser definida como o conjunto de crenças, costumes, gastronomia, tradições, leis, linguagem, expressões artística, musical e literária de um povo. Ela é importante na luta contra a discriminação, na preservação da memória e formação crítica dos cidadãos.
No mundo atual há um grande desafio de preservação cultural, já que com a globalização vive-se um período de aculturação: uma fusão de culturas decorrente do contato contínuo. Dessa maneira povos se adaptam a outras culturas ou retiram da sua, traços significativos.
Dois pontos da antropologia devem ser analisados quando estudamos sobre a cultura, que é o de Etnografia, que consiste no estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais.
Assim também como, O relativismo cultural, que é um dos conceitos mais importantes da antropologia que foi uma ideia surgiu como uma forma de substituir a ideia de que existiam culturas superiores e inferiores as outras – onde as culturas europeias estariam no topo e as indígenas eram consideradas inferiores.
Quando os antropólogos começaram a pesquisar essas sociedades antes ditas como “primitivas”, perceberam que suas culturas eram tão ricas quanto quaisquer outras, sendo um absurdo caracteriza-la como inferior, apenas por ser diferente.
Agora partindo pra outra esfera, outro ponto a ser analisado quando estudamos a antropologia é o de ética, que busca enfatizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade. Assim podemos identificar as relações entre diferentes etnias, as discriminações e a questão da pluralidade étnica, onde Brasil é um dos países que mais possui essa pluralidade, pois sua população se formou basicamente de cinco povos:
- Nativos
- Portugueses
- Negros
- Europeus
- Asiáticos
Ainda dentro do conceito de ética, cabe analisar três questões que possuem muitas divergências na sociedade, mas que devem ser respeitadas. Dentre elas a de igualdade de gênero, pois encontramos hoje uma sociedade na qual, o mero acaso da genética gera grande privilegio no mundo. aumenta as chances de o indivíduo entrar no mercado de trabalho, ter melhores salários, assumir posições de liderança ou até mesmo não receber "um mal olhar" ao cursar uma engenharia. A desigualdade de gênero é um gravíssimo problema, que atinge ambos os lados e é ilógico tamanha disparidade.
...