O PROJETO EXPRESSÃO VISUAL ESCOLHA DO PRODUTO
Por: João Vitor Costa da Silva • 21/9/2022 • Trabalho acadêmico • 465 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
PROJETO EXPRESSÃO VISUAL
ESCOLHA DO PRODUTO
Quando nos foi passado esse projeto, do qual deve ter uma relação com a cultura brasileira, a primeira coisa que nos passou pela cabeça foi a colonização portuguesa, na qual foi um marco na história do nosso país. Logo em seguida lembramos de como o azulejo se destacou e se destaca até hoje na arquitetura brasileira. Então começamos a pesquisar sobre a peça e nos encantamos com a sua história e como foi aplicada em diversos locais do Brasil. Assim, decidimos ir a fundo e fazer nosso projeto dedicado aos azulejos portugueses.
Criamos uma marca de azulejos contemporâneos, no qual o nome escolhido foi Dê Azulá.
ESCOLHA DO NOME DA MARCA
Dê Azulá
Temos duas alusões sobre a escolha deste nome:
Azulejo: O produto escolhido para o projeto, no qual foi uma das principais peças utilizadas na história da arquitetura na colonização feita pelos portugueses no Brasil.
Azul: A cor mais usada para fazer a cerâmica no período colonial
ORIGEM DA PALAVRA AZULEJO
a palavra azulejo vem de “al-zulaich” — pedrinha polida.
INFLUÊNCIA PORTUGUESA
A colonização portuguesa no Brasil, sem dúvidas deixou sua marca na arquitetura brasileira. Uma das peças mais marcantes foi o azulejo, no qual primeiramente foi usado em construções religiosas, por volta do século XVII, mas depois entraram na decoração doméstica, no século XVIII.
Os primeiros azulejos vindos ao Brasil eram importados de vários países, a azulejaria da Holanda foi a primeira presente no país, portando com o passar do tempo Portugal teve sua própria fábrica de azulejos, localizada em Lisboa, com isso a maioria das peças passaram a ser importadas de lá, como por exemplo na Bahia, onde todos os seus azulejos no período colonial foram fabricados na anteriormente dita, Lisboa, capital de Portugal.
O azulejo foi muito usado no Brasil não apenas pelo embelezamento das cidades, mas também por ser uma peça revestida de esmalte, tornando-se impermeável, assim atenderia as condições climáticas do Brasil, sendo resistente ao verão muito forte, com suas chuvas intensas, funcionando como um isolante térmico.
A razão pela qual a maioria dos azulejos portugueses serem azuis e brancos são pelas trocas comercias com o oriente, através de viagens marítimas, os europeus ficaram encantados com as porcelanas chinesas.
[pic 1]
Igreja e Convento de São Francisco, Salvador – Bahia.
https://www.panrotas.com.br/destinos/alternativo/2021/04/confira-as-10-igrejas-mais-bonitas-do-brasil-segundo-a-civitatis_180828.html
[pic 2]
Igreja e Convento de São Francisco, Salvador – Bahia.
https://www.salvadordabahia.com/experiencias/igreja-e-convento-de-sao-francisco/
[pic 3]
Catedral Basílica de Salvador, Bahia.
https://cronicasmacaenses.com/2019/07/05/catedral-basilica-de-salvador-na-bahia-em-ricos-detalhes-apos-restaurada-e-reaberta-em-2018/catedral-basilica-de-salvador-bahia-31/
...