O Projeto Porto Maravilha
Por: Regiane Braz • 25/2/2016 • Dissertação • 548 Palavras (3 Páginas) • 543 Visualizações
O Projeto Porto Maravilha conta com uma complexa trama de intervenções na infra-estrutura urbana, como novas redes de esgotos, água potável, energia elétrica, gás, iluminação pública, drenagem de águas pluviais e um sistema moderno de telecomunicação. Uma grandiosa e completa reestruturação dos bairros e de sua malha viária, viabiliza alternativas que apontam ao elevado da Av. Perimetral. O sistema viário proposto prioriza a convivência da população com a Baía de Guanabara e seus atrativos naturais, tornando o veículo automotor elemento secundário na paisagem, buscando a humanização e criação de corredores verdes e arejados.
A praça Mauá por sua vez, terá integração total com o pier até então desativado, formando essa área na verdadeira porta de entrada o turismo no país. Com o trânsito subterrâneo pela praça Mauá em direção á Av. Rodrigues Alves, o automóvel torna-se um elemento coadjuvante nesse processo servindo como modelo para o restante da cidade, será implantado novos trechos de ciclovia na área integrando bairros da região com outras localidades.
Um novo tratamento urbanistico proposto para a Av. Rodrigues Alves a tornara expressa para absorver o atual trafego do Elevado da Perimetral e à transforma em um verdadeiro boulevard considerando a remoção de alguns armazéns que atualmente bloqueiam à vista de Guanabara, criando novas áreas verdes, espaços livres e contemplativos para a população. Juntamente com as vias urbanizadas, vias arteriais estão reservadas as áreas especificas para a implantação de um sistema de veiculo leve sobre trilhos (VLT) totalizando kilometros, possibilitam uma melhor articulação e permeabilidade viária intra e extra-bairros interligando o bairro de São Cristóvão à praça Mauá, um novo eixo viário é implantado paralela a nova Av. Rodrigues Alves e a Av. Francisco Bicalho.
As Avenidas Equador, Venezuela e a antiga linha férrea atualmente desativada conformam um novo corredor, tornando assim, este o principal eixo arterial do complexo de vias criado e remodelado na região projetado para receber as demandas da nova densidade populacional prevista para o local, contando também, com uma grande malha de vias secundárias que permeiam os bairros. Os grandes cruzamentos com construções de passarelas ou passagens semi-enterradas é dada a preferencia aos pedestres. Onde o traçado urbano colonial encontra-se ainda preservado como no Morro da Conceição, Saúde, Gamboa e no Morro do Pinto. São promovidas melhorias baseados em valorizar os espaços públicos em consonância com as iniciativas já preconizadas nos projetos desenvolvidos pela prefeitura. Pensando em voltar-se para os bairros em que foi gerada a cidade do RJ com o programa novas alternativas, são recuperadas construções que guardam a historia da cidade.
Suas vias serão recuperadas e suas calçadas receberão repaginação de piso, vegetação e iluminação adequada, assim, o projeto resgatará a importância da Av. Francisco Bicalho e a reposicionará como a nova porta de entrada da sua cidade.
Tendo como principais obras:
Demolição do Elevado da Perimetral substituido pelo Túnel Rio450 (4,8 quilômetros de túneis) e permitira novo sistema de circulação de veiculos e pessoas.
Implantação de 17 quilômetros de ciclovias para incentivar
...